Madeira

PCP chama dois secretários ao parlamento para explicarem atrasos nas obras do Bloco Operatório

None

O PCP vai chamar ao parlamento madeirense os secretários regionais Pedro Ramos e Pedro Fino para prestarem esclarecimentos sobre o atraso nas obras de reabilitação, em curso no Bloco Operatório no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

O PCP acusa aqueles secretários regionais, que têm as pastas da Saúde e Protecção Civil e do Equipamento e das Infraestruturas, respectivamente, de terem "mentido às populações" quando no passado dia 1 de Setembro afirmaram que as obras de reabilitação do Bloco Operatório do Hospital Nélio Mendonça estavam a decorrer sem qualquer contratempo e que iriam estar concluídas no final de Novembro de 2022.

"Se de facto as obras estivessem a decorrer sem qualquer contratempo seria espectável que, de acordo com a resolução nº138/2022, a obra estivesse terminada no final de Setembro. Mas, como é possível constatar, já estamos em Dezembro e as obras ainda não terminaram, o que comprova a mentira dos governantes. No entanto, o mais grave é que não sabemos quanto tempo mais as obras vão demorar", lê-se na nota de imprensa enviada às redações pelo Gabinete de Imprensa do PCP. 

Os comunistas lembram que numa região onde estão em lista de espera mais de 19 mil cirurgias por realizar é lamentável este atraso, "o que faz com que esta importante infraestrutura esteja encerrada há mais de um ano", notando que "pelo andar das obras poderá continuar encerrado por mais alguns meses".

O Governo Regional, através da Resolução, adjudicou mediante concurso público a obra 'Hospital Dr. Nelio Menodonça - Reabilitação do Bloco Operatório à Tecnovia - Madeira, Sociedade de Empreitadas, S.A, pelo preço contratual de 2.275.725 euros e com o prazo de execução de 180 dias.

Contudo, notam os comunistas, já se passaram mais de 2 meses do que estava estipulado para a conclusão daquela empreitada e as obras ainda não têm fim à vista.

A que se deve tal atraso da empreitada? Será da responsabilidade do promotor da obra ou será da responsabilidade do executor da obra? Quanto vai custar a mais à Região o valor global da empreitada, devido aos atrasos da obra? Enquanto o Bloco Operatório não voltar a funcionar continuaremos a pagar 26.000 euros por semana para alugar no privado instalações para a realização de cirurgias, o que significa que já pagámos 1.300.000.000 de euros, só até o final do mês de novembro. Quanto mais teremos de pagar?   Ricardo Lume, deputado do PCP

Tendo em conta esta realidade, o PCP através do seu deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Ricardo Lume, vai solicitar a realização de uma Audição Parlamentar com a presença dos secretários regionais Pedro Ramos e Pedro Fino "para exigir respostas às perguntas acima referidas e para a responsabilização política por este lesivo processo para o interesse público".