Madeira

Tome nota da agenda para este sábado, 5 de Novembro

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional deste sábado, Dia do Cuidador, Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, Dia Mundial do Cinema e Dia Internacional do Bodyboard

None

Confira os eventos que marcam o tricentésimo nono dia do ano. Faltam 56 dias para o termo de 2022

EVENTOS REGIONAIS:

9h00 às 13h15 - 13.° Congresso dos Professores da Madeira, no Hotel Savoy Palace. A sessão de Encerramento conta com a presença de Ireneu Barreto, Isabel Camarinha, Mário Nogueira e Francisco Oliveira;

10h00 - Madeira Ocean Challenge 2022 
                   10h00 - Hora da Largada na Praia da Banda d'Além, em Machico.
                   12h00 - Entrega de Prémios
                   14h30 - Hora da Largada na Praia da Banda d'Além, em Machico.
                   18h30 - Entrega de Prémios,  no Centro Nautico de São Lázaro.

10h00 às 18h00 - 6.º Encontro Regional de Autarcas de Juntas de Freguesia, Fórum Machico;

10h30 - PSD-Madeira realiza iniciativa política, na Lota do Caniçal;

10h30 - CDU realiza iniciativa política, junto ao Hotel Four Views Oásis, no Caniço;

12h00 - Pedro Calado inaugura o alargamento do Caminho das Laginhas, entre o antigo Caminho do Terreiro da Luta e o Caminho do Monte. 

14h00 - Madeira 7 Talks, no Nini Design Center; 

15h00 - Jogo do Campeonato de Portugal: AD Camacha  vs Valadares, no Complexo Desportivo da Camacha;

15h00 - Jogo da I Divisão Nacional de Sub-19: Nacional vs Benfica, no Cristiano Ronaldo Campus;

15h00 - Sindicato dos Professores da Madeira promove Assembleia Geral dos Sócios para a Revisão de Estatutos, Hotel Savoy Palace;

16h00 às 20h00 - VII Prova Clássica Caminho dos Pretos (Automóveis Clássicos), no Caminho dos Pretos;     

17h00 - II Festival de Grupos Corais da RAM, no Auditório Mudas – Museu de Arte Contemporânea, na Calheta; 

17h00 - Jogo da Liga dos Veteranos: Turbolentos - Alberto Oculista, no Cristiano Ronaldo Campus;

18h00 - Início do 'Madeira PianoFest', no Teatro Municipal Baltazar Dias;    

18h00 - Concerto 'Madeira Camerata', para  comemorar o 100º aniversário da morte do compositor madeirense Anselmo Serão, na Assembleia Legislativa da Madeira;   

19h00 - Espectáculo de dança 'Oriental Sahar', com direção artística de Flávia Reis, no uditório Maestro João Victor Costa, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos;

Campanha de recolha de alimentos nas superfícies Pingo Doce na Madeira e do Porto Santo

EFEMÉRIDES:

1605 - É descoberta a "conspiração da pólvora", para destruição do Parlamento inglês, preparada por Guy Fawkes.

1911 - A Itália anexa Tripoli e Cirenaica, atual Líbia.

1912 - O democrata Woodrow Wilson é eleito Presidente dos EUA. Prémio Nobel da Paz em 1919

1914 - O Reino Unido anexa o Chipre.

1921 - É fundada a Federação Portuguesa de Atletismo.

1940 - Franklin Delano Roosevelt é reeleito Presidente dos EUA, para o seu terceiro mandato.

1962 - A Assembleia-Geral das Nações Unidas propõe o termo das experiências nucleares a partir de 1 de janeiro de 1963.

1968 - Richard Nixon é eleito Presidente dos EUA, por escassa maioria.

1970 - É publicada a reforma da missa católica, aprovada no âmbito do Concílio Vaticano II do Papa João XXIII.

1977 - Morre, com 51 anos, o jornalista e escritor francês René Goscinny, criador de Astérix, Lucky Luke e Humpa-pa, com Uderzo.

1981 - Começa, em Madrid, a primeira Cimeira Ibero-Americana de cooperação económica.

1989 - Morre o pianista russo Vladimir Horowitz. Tinha 86 anos.

1990 - A CEE rejeita, em bloco, negociações com o governo de Bagdad sobre os reféns retidos no Iraque.

1991 - O escritor José Cardoso Pires vence o Prémio Literário União Latina, pelo conjunto da obra       

          - Morre, com 68 anos, Robert Maxwell, magnata da imprensa de língua inglesa.

1996 - Bill Clinton é reeleito Presidente dos EUA, com cerca de 50% dos votos.

1998 - Morre, aos 64 anos, o advogado e fundador do PSD Fernando Brochado Coelho.

2001 - O Parlamento aprova a Lei da Programação Militar.

2003 - Os hospitais civis de Lisboa S. José, Capuchos e Desterro são agrupados em Centro Hospitalar.

2004 - O plano do comissário europeu António Vitorino para as políticas de imigração e asilo é adotado pela União Europeia.

             - O Supremo Tribunal da Indonésia anula a pena de prisão a que fora condenado o último governador de Timor-Leste Abílio Osório Soares.

2005 - Apresentação da iniciativa Novas Oportunidades para o envolvimento de 650 mil jovens e 1 milhão de trabalhadores em cursos técnicos e profissionais, até 2010.

            - Fotógrafo português Eduardo Gageiro recebe o primeiro prémio da Exposição Internacional de Fotografia Artística da China.

         - Morre, com 79 anos, John Fowles, escritor britânico, autor de "A Amante do Tenente Francês".

2006 - Termina em Montevideu a XVI Cimeira Ibero-Americana com a aprovação de uma declaração final sobre migrações que critica a decisão dos Estados Unidos de construir um muro na fronteira com o México.

            - O antigo líder da Frente Sandinista de Libertação Nacional e ex-Presidente Daniel Ortega é eleito, à primeira volta, presidente da Nicarágua, vencendo o candidato apoiado pelos Estados Unidos.

            - O antigo Presidente iraquiano Saddam Hussein é condenado à morte por enforcamento, por crimes contra a humanidade, pelo massacre de 148 aldeões xiitas de Doujail, em 1982. É decretado o recolher obrigatório em Bagdad e em duas províncias do país e encerrado o aeroporto da capital. A condenação à morte do antigo líder iraquiano é saudada por Londres, Washington e Teerão. A presidência holandesa da União Europeia pede que a pena de morte não seja aplicada e a Amnistia Internacional põe em dúvida a imparcialidade do processo. A Rússia considera o julgamento de Saddam um assunto interno do Iraque e a China não comenta.

           - Morre, com 81 anos, Bülent Ecevit, antigo primeiro-ministro turco.

2007 - Dezasseis mortos e 21 feridos, cinco deles em estado grave, é o balanço da colisão de entre um autocarro e um ligeiro, na A-23, próximo de Vila Velha do Ródão. O autocarro transportava alunos da Universidade sénior de Castelo Branco.

2008 - Barack Obama é eleito Presidente dos Estados Unidos, tornando-se no primeiro Presidente negro. Obtém 52 por cento do voto popular, contra 46 por cento para o seu adversário republicano John McCain.

            - A maioria socialista aprova em votação final global a proposta do Governo de nacionalização do Banco Português de Negócios, com os votos contra de todas as bancadas da oposição.

            - Milhares de alunos manifestam-se em todo o país contra o Estatuto do Aluno, o novo modelo de gestão das escolas e os exames nacionais. Os protestos em Lisboa e Almada foram os mais significativos, reunindo mais de mil estudantes cada.

            - O estado norte-americano da Califórnia anuncia a aprovação em referendo da interdição do casamento homossexual, apenas meses depois de uma iniciativa inicial de legalização.

            - Morre, aos 82 anos, a atriz Milú, que ficou popularizada no cinema como a Luisinha de "O Costa do Castelo. Milú, nome artístico de Maria de Lurdes de Almeida Lemos, participou em alguns dos mais populares filmes portugueses dos anos 1940 e 1950 e foi presença assídua na rádio portuguesa e no teatro de revista.

            - Morre o escritor norte-americano Michael Crichton, autor de mais de uma dezena de"best-sellers", entre os quais "Parque Jurássico", "Congo" e "O mundo perdido". Tinha 66 anos.

2009 - Um psiquiatra do exército norte-americano, major Nidal Hasan, mata 13 militares a tiro, durante uma cerimónia a decorrer no Fort Hood, a maior base do país, local de chegada e partida de militares em missão no Iraque.

2010 - Um avião da companhia aérea cubana Aerocaribbean cai, em Cuba, matando os seus 68 ocupantes, entre eles 28 estrangeiros.

           - Morre, com 79 anos, a cantora de ópera americana Shirley Verrett, ganhou fama nos palcos em papéis como Lady Macbeth, de "Macbeth", de Verdi, que apresentou no Scala de Milão em 1975. Depois dessa atuação, a crítica da ópera italiana a batizou de "A Callas negra".

2011 - O Benfica conquista pela primeira vez na sua história a Taça Continental de hóquei em patins, ao beneficiar da falta de comparência dos espanhóis do Liceo da Corunha.

2012 - Morre, aos 103 anos, Elliott Carter, compositor norte-americano de música clássica e vencedor de dois prémios Pulitzer.

2013 - O escritor angolano Ondjaki, de 36 anos, com o romance "Os transparentes", vence o Prémio José Saramago 2013, no valor de 25.000 euros.

2014 - Marcos Freitas torna-se no primeiro jogador na história do ténis de mesa português a figurar no "top 10" da lista mensal da Federação Internacional, ao ser nono no mês de novembro.

2015 - O Governo aprova um pacote de medidas para entrar em vigor a 01 de janeiro, incluindo os cortes salariais da função pública revertidos em mais 20% e a manutenção da sobretaxa de solidariedade mas reduzida a 2,625%.

2016 - O capitão da seleção portuguesa de futebol de praia, Madjer, é eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor jogador do mundo, no decorrer da gala da modalidade que decorreu no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

2017 - O presidente destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, entrega-se à polícia belga. A justiça belga decide deixar em liberdade condicional, com medidas cautelares, Carles Puigdemont e os quatro ministros regionais que se encontram em Bruxelas, na sequência de uma ordem de detenção europeia.

          - Um homem entra numa igreja batista em Sutherland Springs, no Estado norte-americano do Texas, e começa a disparar, matando 27 pessoas.

          - Pelo menos 75 civis morrem num atentado do grupo extremista Estado Islâmico na região de Deir Ezzror, na Síria.

2018 - A fadista portuguesa Mariza vence Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2018.

2019 - A Ordem dos Médicos cria a figura do Provedor do Doente.

2021 - O novo decreto sobre a eutanásia é aprovado no parlamento com os votos a favor de grande parte bancada do PS, do BE, PAN, PEV, IL e das duas deputadas não inscritas, bem como 13 deputados do PSD.

           - A Assembleia da República aprova a Lei de Bases do Clima, que condensa orientações para a política climática portuguesa e admite a antecipação da neutralidade carbónica do país.

           - O parlamento aprova em votação final global as alterações ao regime do teletrabalho, com os votos favoráveis do PS e do BE e a abstenção do PSD.

PENSAMENTO DO DIA:

Não faças aos outros aquilo que gostarias que te fizessem. Os gostos deles podem ser diferentes dos teus George Bernard Shaw (1856-1950), escritor e dramaturgo inglês de origem irlandesa.