Madeira

Lisboa exclui regiões autónomas de apoio ao ensino superior

None

O programa de Combate ao Abandono e Insucesso no Ensino Superior não contempla as regiões autónomas, situação que já motivou uma posição formal dos deputados madeirenses e açorianos do PSD eleitos à Assembleia da República, cujo protesto será entretanto enviado à ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunado. Os 7 milhões de euros financiados pelo Fundo Social Europeu serão ‘distribuídos’, apenas, nas regiões Norte, Centro e Alentejo. Esta é a notícia que faz a manchete da edição do DIÁRIO desta quinta-feira.

Uma edição que traz, também, a notícia de que tem vindo a aumentar a população de mosquitos ‘Aedes aegypti’, dados aferidos pela monitorização feita quer pelos técnicos da Direcção Regional da Saúde, quer pelos elementos do Museu de História Natural do Funchal.

As leituras das armadilhas espalhadas pelos vários concelhos comprovam a existência de mais ovos deste insectos. No caso do Funchal, no presente ciclo entomológico há mais mosquitos do que nos últimos cinco anos. Que o digam os moradores das freguesias de São Pedro, Santa Maria Maior e Imaculado Coração de Maria, onde a densidade populacional do ‘Aedes aegypti’ é mais acentuada.

Também com chamada de capa temos o ‘Caso do Dia’ de uma mulher que acusa um segurança de uma discoteca de agressão. O alegado episódio de violência gerou uma ida ao hospital e queixa na polícia.

Numa sociedade com cada vez mais problemas psicológicos, o 2.º Congresso dos Psicólogos da Madeira que arranca hoje centra atenções nos efeitos das novas tecnologias, algo que também faz notícia na edição de hoje do DIÁRIO.

Por fim, a capa fica completa com a aposta do ‘Ponto e Vírgula’ na literacia da comunicação. O projecto que junta do DIÁRIO, a Secretaria Regional de Educação e o La Vie vai já na sua 8.ª edição, prevendo-se uma maior componente na plataforma do DIÁRIO.

Estas e outras notícias fazem parte da edição de hoje deste seu matutino.

Pode acompanhar o que mais vai marcar esta jornada informativa no dnoticias.pt, ou através da rádio TSF-Madeira. Pode, ainda, acompanhar-nos nas nossas redes sociais.

Bom dia e boas leituras!