Madeira

Madeira recebe 25 advogados estagiários

Curso de Estágio de 2022 foi hoje inaugurado no Funchal

Cerimónia decorreu esta tarde no auditório da Ordem dos Advogados na Madeira
Cerimónia decorreu esta tarde no auditório da Ordem dos Advogados na Madeira

O Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados abriu esta segunda-feira, 28 de Novembro, o Curso de Estágio de 2022, que contará com 25 advogados estagiários, um número positivo, conforme destacou a presidente da organização, Paula Margarido, reconhecendo que a maioria dos jovens após concluir a formação superior em Direito regressa às suas origens. 

A verdade é que nós até há cerca de 6 anos tínhamos cursos com 15 [estagiários] e agora temos cursos com 25, o que é muito bom para a advocacia madeirense.  Paula Margarido, presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados

A cerimónia de abertura do curso decorreu esta tarde no auditório da Ordem dos Advogados na Madeira e contou com a presença da vogal conselheira do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, Regina Franco de Sousa, do presidente do Conselho de Deontologia da Madeira, Ricardo Pereira, da membro da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, Sancha Campanella, da representante da Ordem dos Advogados junto do Órgão Consultivo da Comarca da Madeira, Clara Conde, bem como das listas candidatas aos órgãos da Ordem dos Advogados na Madeira.

Na ocasião, os novos advogados estagiários ficaram a conhecer o funcionamento do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, bem como os seus representantes.

Aos 25 elementos, que iniciam na próxima segunda-feira o período de tirocínio, Paula Margarido desejou as maiores felicidades, lembrando que a advocacia "é uma profissão muito exigente, se calhar uma das mais exigentes, mas é aquela que permite, abrir as portas a quem está numa situação de fragilidade". 

O Curso de Estágio tem a duração de 18 meses, 6 dos quais para formação teórica, estando os restantes meses dedicados à formação prática, em que o advogado estagiário passa a ter intervenção em tribunal. Durante o curso, os advogados estagiários trabalham e permanecem no escritório do seu patrono, um advogado que irá preparar os estagiários para o exercício da advocacia.

A maioria dos 25 jovens estagiários escolheu o Conselho Regional da Ordem dos Advogados para realizar o Curso de Estágio por ser natural da ilha da Madeira, o que possibilita, além de estar perto da família e amigos, poupar nos encargos com alimentação e transportes. Da turma de 2022 constam ainda alunos provenientes da Venezuela e de Lisboa. 

O Conselho Regional de Lisboa conta este ano com cerca de 1000 alunos inscritos no Curso de Estágio e o Conselho Regional do Porto com cerca de 800.