Madeira

"Sem o 25 de Novembro não teríamos Democracia nem Autonomia na Madeira"

O líder parlamentar do CDS-PP, António Lopes da Fonseca, destacou hoje a importância do dia 25 de Novembro para a Madeira e para o país em geral.

Já lá vão 47 anos desde que um conjunto de homens corajosos como os militares Jaime Neves, Melo Antunes e Ramalho Eanes, e os civis, Mário Soares, Sá Carneiro e Freitas do Amaral fizeram o 25 de novembro e derrotaram os que queriam implantar uma ditadura comunista em Portugal. Recuar ao 25 de novembro de 1975 é recordar os desmandos da revolução, os saneamentos, as perseguições, os mandatos de captura em branco, as listas negras, as ocupações selvagens, as nacionalizações e o desastre que foi a descolonização. António Lopes da Fonseca, líder parlamentar do CDS-PP

António Lopes da Fonseca destaca que esta data permitiu abrir "o caminho à consolidação da democracia em Portugal e que foi o 25 de Novembro que permitiu abrir as portas à criação das Autonomias da Madeira e dos Açores".

Se o 25 de Abril representou o final de uma ditadura da extrema-direita, o 25 de Novembro marca o fim da tentativa de impor aos portugueses uma ditadura da extrema-esquerda. É por isso que, para o CDS, faz todo o sentido, e sem complexos, relembrar e assinalar o 25 de Novembro. Sem esta data histórica, muito provavelmente, não existiria esta casa-mãe da Autonomia que é a Assembleia Legislativa.

O parlamentar afirma que "é justo" lembrar que, também aqui na Madeira, "muitos democratas se opuseram aos avanços dos partidos da extrema-esquerda e ajudaram o país a trilhar os caminhos da liberdade e da democracia, e abriram as portas à Autonomia".

Passados quase 50 anos do 25 de Abril e do 25 de Novembro, o CDS considera que já é hora de que os nossos jovens aprendam nas escolas a importância destas duas datas e não apenas de uma delas, pois ambas se complementam quando historiamos a democracia em Portugal. Sem o 25 de Abril complementado com um 25 de Novembro não teríamos democracia e muito menos Autonomia na Madeira.