PSP

Oferece-se um milhão a quem encontrar um polícia, no Funchal. Desloquei-me, recentemente à Madeira, e para grande espanto meu, não vislumbrei um único polícia pelas artérias do Funchal. Os cidadãos (contribuintes que pagam a PSP) veem-se a substituir as funções da referida instituição. Passo a relatar a minha narrativa. Assim que cheguei, fui jantar com familiares a um restaurante, em Câmara de Lobos ( por sinal uma bela espetadinha!!) , mas assim que nos dirigimos para o carro, fomos logo abordados por um indivíduo com um ar suspeito que nos pediu dinheiro.

Com intuito de fazer a nossa digestão, resolvemos fazer uma caminhada na avenida do Mar. Enquanto nos dirigíamos para lá, observámos outro indivíduo, no seu todo, praticamente igual ao anterior, vestindo, também uma sweatshirt com capuz para tapar a cara, invariavelmente, com barbas e bigode, encostado a uns estrangeiros com pretensões de roubo ou extorsão de pertences. Parámos e observámos para no caso de ser necessário intervir. Lá continuámos e começámos a caminhada pela Avenida. Agarrada à minha carteira, o que nos esperava junto ao teleférico ? Após a audição de sons gloterais impercetíveis feitos por uma mulher muito magra e um homem, aparecem uns oito indivíduos aos quais foi distribuído droga um a um. Fiquei aterrorizada e, logo voltámos para trás, sempre com os olhos na diagonal, não vá aparecer algum com uma arma branca e…

Bem, confesso que estou estupefacta com a insegurança que se vive no Funchal. Não me venham com o argumento da falta de efetivos na PSP, pois, no aeroporto assisti à solicitação da presença policial por funcionárias empertigadas de uma companhia aérea para intervirem na resolução de uma situação com um passageiro e sabem quantos apareceram ? Três para resolver uma questão insignificante!…

O Funchal é tão pequeno que oito polícias controlam perfeitamente, colocando-se nos pontos mais críticos e deslocando-se de bicicleta, mota… O Dr. Pedro Calado tem toda a razão em propor a resolução do problema com militares. Ou porque é que não é criada a polícia Municipal e acabam com a PSP que só está a ser um peso para os contribuintes ? Postos móveis também não seriam outra solução ? Já que falam tanto em Lisboa como modelo, imitem o que há de positivo aqui. No bairro pacato onde vivo, é patrulhado diariamente por 2 polícias. Se nos deslocarmos à Baixa, estão sempre estacionados carros da PSP, há polícia pela cidade e há postos móveis. A presença policial é um elemento dissuasor… já que a estes indivíduos toxicodependentes quem falhou em primeiro grau foi a família.

Aconselho o Sr. Presidente do Governo a dar umas voltinhas, mas sozinho e dissimulado, naturalmente, pelo Funchal porque deslocar-se apenas de carro, passa a quem é menos atento, de forma impercetível.

Só posso concluir que a polícia na Madeira tem medo de sair à rua !!! Os cidadãos é que têm de ser destemidos para enfrentar e ajudar quem está em apuros… Viajo e nunca vi uma cidade entregue a si própria, nem semelhante situação !! Em muitas cidades andam à paisana…

Até quando, meu querido e lindo Funchal? Quem te protege?

Agradeço a todos os que se têm manifestado preocupados com a insegurança no Funchal. Sou a porta-voz de muitas pessoas com as quais falei, desde comerciantes, cidadãos comuns… Quem chefia a PSP na Madeira?

PSP, não se escondam no Comando porque os cidadãos funchalenses também tomam conta de vós.

Filipa Fontes Botelho