Madeira

Exercício junta vários drones na Madeira

O exercício 'DRONEX22' decorre na próxima semana, na costa Norte da Madeira, entre Santana e Porto Moniz

None

Dá pelo nome de 'DRONEX22', o exercício com vários drones que vai decorrer, na próxima semana, na Madeira, entre Santana e o Porto Moniz.

Entre os dias 20 e 22 serão simulados vários cenários para utilização dos sistemas aéreos não tripulados na recolha e partilha de imagens da costa Norte, sendo a primeira vez que drones de categorias diferentes operam em simultâneo na mesma área, transmitindo, também pela primeira vez, imagens para o mesmo local em simultâneo.

Toda a informação recolhida será enviada e processada no Centro de Operações do Comando Operacional da Madeira, a partir de onde será coordenado todo o exercício.

Conforme nota o Comando Operacional da Madeiral, através de informação enviada às redacções, "o principal objectivo do DRONEX é testar a interoperabilidade de drones de diferentes classes a contribuir para um objectivo comum, estando prevista a utilização de oito drones: cinco do Comando Operacional da Madeira, dois da Esquadra 991 da Força Aérea Portuguesa e um do Centro de Informações e Segurança Militar".

Também participam em parte do exercício quatro drones da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), para recolher imagens que complementam as dos outros sistemas aéreos não tripulados. Envolvidos neste exercício estão, também, o Serviço Regional de Proteção Civil e as zonas Militar e Marítima da Madeira.