Madeira

‘Cartão do Voluntário’ é lançado em Dezembro

O Dia Internacional do Voluntariado, 5 de Dezembro, marca a emissão dos primeiros 120 cartões do projecto anunciado em 2019 no âmbito da aprovação do Estatuto do Voluntário

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, anunciou que os primeiros cartões do ‘Cartão do Voluntário’ já vão ser emitidos a 5 de Dezembro, data em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado. 

“No dia 5 de Dezembro vamos reactivar e vamos entregar os primeiros cartões e também demonstrar às pessoas que queiram fazer voluntariado que são muito bem-vindas e que podem contar com um conjunto de benefícios”, afirmou a governante sobre este projecto que já tinha sido anunciado em 2019, e que tem diversas parcerias estabelecidas com identidades privadas e públicas.

"Há acordos com farmácias, restaurantes, sendo que o leque de instituições vai crescendo. Em termos do Governo há benefícios na saúde, com a isenção de taxas moderadoras, na cultura, com a entrada em espetáculos e muitos outros benefícios", afirmou, acrescentando que a questão dos transportes públicos também está em cima da mesa. "Porém, essa não é questão principal para os nossos voluntários, porque quem quer fazer voluntariado muitas vezes não precisa do transporte público", explicou.

Os voluntários dão muito à nossa sociedade e às nossas instituições e tudo aquilo que conseguirmos dar de volta, ainda que pouco, representará muito Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania

As declarações de Rita Andrade foram proferidas durante a abertura da 19.ª edição da Feira das Vontades, que se realiza até ao próximo dia 19 de Novembro (sábado), no Largo da Restauração, no Funchal. 

Organizado pela Associação Casa do Voluntário, em parceria com uma comissão organizadora composta pela Associação Garouta do Calhau, Casa de Saúde Câmara Pestana, Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro e pela Direcção Regional de Juventude, este evento anual reúne, nesta edição, stands de 62 instituições de cariz social que têm como objectivo mostrar o seu trabalho, partilhar experiências e informações e ainda promover a prática do voluntariado. 

Há quatros instituições novas e vai existir animação durante os quatro dias. A particularidade é mostrar sempre à população o trabalho que toda a área social desenvolve para a nossa ilha. Até ao momento estamos com grande influência e esperemos que assim continue Helena Correira, responsável da Associação Casa do Voluntário