Mundo

EUA anunciam 240ME para apoio à adaptação climática em África

None
Foto Shutterstock

Os Estados Unidos anunciaram hoje na COP27 um contributo global de 250 milhões de dólares (cerca de 240 milhões de euros) para financiar ações de apoio à adaptação climática em África, anunciou o Departamento de Estado.

O enviado especial dos EUA para o Clima, John Kerry, citado no comunicado, enfatizou o compromisso dos Estados Unidos em ajudar países e comunidades vulneráveis na África a adaptarem-se e a gerirem os impactos das mudanças climáticas, como parte do Plano de Emergência do Presidente Joe Biden para Adaptação e Resiliência (PREPARE).

Parte da verba anunciada, 150 milhões de dólares (cerca de 144 milhões de euros) visam acelerar a execução do plano no continente africano e os restantes 100 milhões de dólares (96 milhões de euros) são contribuições prometidas pelo setor privado e ações filantrópicas, detalha-se no comunicado do Departamento de Estado, equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O anúncio foi feito num evento coorganizado pelos EUA e pelo Egito, a propósito da visita de Joe Biden à Conferência do Clima (COP27), que está a decorrer na estância balnear egípcia de Sharm-el-Sheikh.

A contribuição norte-americana "inclui a resposta dos Estados Unidos ao apelo do secretário-geral da ONU por um Alerta Prévio para Todos nos próximos cinco anos" e "permitirá à Iniciativa de Adaptação de África o lançamento de um novo Acelerador de Segurança Alimentar, bem como apoio ao lançamento do Centro de Aprendizagem e Excelência em Adaptação e Resiliência" do Cairo.