Madeira

Casa de Emergência no Porto Santo em funcionamento este mês

Estrutura destina-se à protecção da pessoa vítima de violência doméstica

None

Ao início da tarde deste domingo, a secretária regional, Rita Andrade, e a presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), Micaela Freitas, estiveram na ilha do Porto Santo para assinar um protocolo entre o Governo Regional, através do ISSM, e a Fundação Nossa Senhora da Piedade, com vista à criação de uma Casa de Emergência destinada às vítimas de violência doméstica.

"Na prática, este espaço, que será gerido pela Fundação, e que entra em funcionamento já este mês, destina-se às pessoas que necessitem de acolhimento de emergência, nomeadamente em casos de violência doméstica", explica a tutela em nota remetida à imprensa.

A estrutura funcionará, então, como "uma primeira resposta, antes do acolhimento residencial nas casas de abrigo, devido ao distanciamento geográfico entre a ilha do Porto Santo e a Madeira".

Rita Andrade salienta que a Fundação Nossa Senhora da Piedade mostrou-se "de imediato disponível para prestar esta resposta social a quem mais necessita". “Um parceiro exemplar que sempre temos tido em várias áreas", vincou.

“Foi através deste trabalho em rede que reflectimos sobre a operacionalização desta resposta, e estamos seguros que a Fundação Nossa Senhora da Piedade, pela sua competência e por já ter uma estrutura montada para o efeito com capacidade de distribuição de refeições e dormidas, é o parceiro ideal para cooperar com o Governo Regional no combate a este flagelo que nos toca a todos”, complementou a secretária.

Rita Andrade explica ainda ainda que o protocolo visa “disponibilizar recursos humanos, nomeadamente  um técnico superior e dois auxiliares de acção directa, bem como disponibilizar a formação adequada e exigida para poder agir da melhor forma possível em termos de intervenção, com metodologias próprias,  tal como se impõe, nestes casos de intervenção mais complexos”.

O referido protocolo foi assinado na data em que esta Instituição Particular de Solidariedade Social comemora 27 anos de existência. Em dia de aniversário, Rita Andrade não poupou nos elogios a esta instituição que, para além da resposta social que passa a prestar este mês, tem ainda as seguintes valências: Lar, Centro de Dia, Centro de Convívio e Centro de Férias e Lazer.