Regionais 2023 Madeira

"Presidência da Assembleia já foi perdida pelo CDS"

Miguel Silva Gouveia e Pedro Coelho foram os convidados do Debate da Semana da TSF-Madeira

José Manuel Rodrigues não deverá continuar como presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. Pelo menos é este o entendimento conjunto de Miguel Silva Gouveia e Pedro Coelho partilhado no Debate da Semana da TSF, programa que conta com moderação de Leonel de Freitas.

Tendo em conta o resultado da última sondagem da Aximage para o DIÁRIO e TSF, que deixou claro que o PSD conquistaria maioria absoluta nas próximas eleições Regionais sem necessitar da 'ajuda' do CDS, o painel tirou uma conclusão unânime: a figura poderá voltar a estar ligada aos social-democratas, mesmo que o levantamento ao desempenho de José Manuel Rodrigues tenha resultado em boa nota para o histórico centrista.

José Manuel Rodrigues agradado com boa nota

"Sondagem mostra que na Madeira as pessoas reconhecem que quem está a exercer cargos políticos dá o seu o melhor", refere

O primeiro a tocar no assunto lançado para a mesa do Debate da Semana foi o rosto da Coligação Confiança, Miguel Silva Gouveia, que além de profetizar esta mudança na presidência do parlamento madeirense também prevê que o CDS irá perder uma das secretarias.

Esta sondagem é bastante preocupante para o CDS, porque remete-o para uma irrelevância política. Sozinho tinha dois deputados e o PSD sozinho garantiria a maioria absoluta e fica sentenciado que não terá a presidência da Assembleia Legislativa da Madeira. Acho que o PSD quererá meter como principal figura da Região um dos seus quadros, legitimamente, isto se a sondagem vier a se confirmar, o que empurraria para fora dessa presidência o actual presidente, por muito bom papel que tivesse desempenhado. A sondagem [da Aximage para o DIÁRIO e TSF] revela que a presidência da Assembleia já foi perdida pelo CDS e muito provavelmente uma outra secretaria. Miguel Silva Gouveia 'in' Debate da Semana da TSF-Madeira

PSD já vale mais do dobro do PS

Sondagem da Aximage para o DIÁRIO e TSF mostra que, separados, PSD e CDS valem mais do que em coligação, embora tenham sempre maioria. Já o PS perde mais de 14 pontos percentuais em relação a 2019. O JPP cresce e pode eleger mais um deputado. Chega e IL também com boas perspectivas para entrar no parlamento, BE e CDU nem por isso. É esta a notícia que faz manchete na edição impressa do DIÁRIO de Notícias da Madeira desta terça-feira, 8 de Novembro.

Já o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, defende que o lugar deverá voltar a ser ocupado por uma figura do PSD, mesmo que José Manuel Rodrigues tenha colhido 55% de nota positiva nesta Legislatura, segundo a sondagem da Aximage.

Não sei se deveria continuar. Não sei qual vai ser a distribuição que será feita na lista [às Regionais]. Na minha opinião, o que tem de ser feito é pegar nos últimos resultados - aí já seria benéfico para o CDS - e usar o método Hondt e verificar em que lugares o CDS iria. Se me perguntar se eu concordo que, por exemplo, o número dois da lista seja do CDS, ou seja, o actual presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, eu pessoalmente não concordo. Pedro Coelho 'in' Debate da Semana da TSF-Madeira

O vogal da Comissão Política do PSD-Madeira admite que concorda com a coligação já apalavrada entre os dois partidos tendo em vistas as Regionais de 2023, mas fez as contas "enquanto militante".

"Imaginemos que a coligação tem 28 deputados e, nesses 28 deputados, 25 são do PSD e três são do CDS. O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira deverá ser do CDS? Eu acho que isto é claro", atirou.