Madeira

Direcção regional para a ‘Longevidade’ passa para a tutela da Saúde

Antes estava sob a alçada da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania

None
Foto ASPRESS

Com esta alteração, Ana Clara Silva, directora regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade, volta a trabalhar na tutela da saúde, depois de ter sido número dois no IASAÚDE.

A Direcção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade (DRPPIL) vai mudar de tutela. Isso mesmo foi confirmado ao DIÁRIO. O diploma já foi aprovado em Conselho de Governo e enviado para promulgação pelo Representante da República.

A actual organização e funcionamento do XIII Governo Regional da Madeira foi aprovada pelo Decreto Regulamentar Regional n.º 9/2021/M, de 27 de Agosto, alterado pelos Decretos Regulamentares Regionais n.ºs 10/2021/M, de 3 de Novembro e 16/2021/M, de 20 de Dezembro.

“Não obstante, urge proceder à alteração do diploma suprarreferido no sentido de viabilizar a mudança de tutela da Direcção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade, que transitará da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania para a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil”.

No Decreto Regulamentar Regional, a que o DIÁRIO teve acesso, é fundamentado que “a saúde é o activo económico mais importante para uma longevidade positiva e o ecossistema da saúde representa o contexto mais favorável para a definição, condução e implementação de abordagens inovadoras no âmbito das políticas públicas integradas de longevidade.

A mudança está em conformidade com os objectivos do actual programa de Governo, em matéria de organização das estruturas internas dos Departamentos do Governo Regional e no que concerne à gestão competente das políticas públicas para a longevidade, adianta o referido diploma, acrescentando ainda que “apresente iniciativa não põe em causa a execução de quaisquer políticas comunitárias”.

Com esta alteração, Ana Clara Silva, directora regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade, volta a trabalhar na tutela da saúde, depois de ter sido número dois no IASAÚDE.