5 Sentidos

Autarquia de Câmara de Lobos volta a editar Revista Girão

None

Decorre no próximo dia 16 de Novembro, pelas 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, o lançamento do 1º. Volume da III série da Revista Girão. A oublicação consiste num projecto editorial do município de Câmara de Lobos de cariz histórico e etnográfico, cujo relançamento havia sido assumido pelo executivo municipal no seu manifesto eleitoral.

"Volvidos 24 anos desde a publicação da primeira Revista Girão, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos recupera aquele que é o mais importante projecto editorial concelhio e, porventura, uma das iniciativas socioculturais mais relevantes para o conhecimento histórico e etnográfico da sua comunidade humana e territorial", refere o executivo em nota de imprensa.

A criação desta publicação tem como objectivos "preservar e divulgar o que de mais genuíno o concelho tem, promovendo inventariação de dados históricos, culturais e sociais", acrescenta o comunicado.

Segundo o responsável pela sua edição, o vice-presidente da autarquia, Leonel Silva, esta colectânea assume "um papel de relevo na sistematização e registo da história, das artes e das tradições do concelho e da Região no seu todo”.

Esta nova edição é primeiro número do terceiro volume da ‘Girão’, tendo como ambição "recuperar o prestígio granjeado pela revista no contexto regional e no exterior".

Esta nova edição apresenta-se com "uma linha editorial renovada, mantendo, contudo, os mesmos propósitos de aprofundar o conhecimento da história local e regional".

Este primeiro volume conta com artigos de Bruno Abreu Costa, Ana Cristina Trindade, Paulo Santos Perneta, Manuel Pedro Freitas, Luísa Paolinelli, Rita Rodrigues e Eberhard Axel Wilhelm.

Todos as edições  prévias  da revista Girão, estão disponíveis, para consulta e download, no novo site da autarquia.