5 Sentidos

Museu de Imprensa em Câmara de Lobos acolhe 'Seminário das Bandas Filarmónicas'

None
Foto AFBRAM

No próximo dia 12 de Novembro, com início marcado para as 14 horas, o Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, vai receber o 'Seminário das Bandas Filarmónicas', evento que se realiza todos os anos através da colaboração conjunta da Associação de Bandas Filarmónicas da Madeira e da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

Nesta edição, o foco será a Governação das Associações, um tema que a organização considera ser pertinente e importante para a comunidade regional. 

"O associativismo é visto como uma força estratégica que contribui para a promoção da coesão social e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. A abordagem ao associativismo não pode deixar de ter por referência o panorama atual que tem exigido a mudança de paradigmas e a experimentação de respostas inovadoras ajustadas às particularidades dos problemas e às especificidades contextuais onde estes estão inseridos", explica a organização, através de comunicado, onde também refere que o principal objectivo deste seminário contribuir para a análise e compreensão das dinâmicas contextuais e das características do movimento associativo na Região.

Deste modo, o evento irá começar com uma homenagem a músicos e dirigentes das Bandas, que se evidenciaram na dedicação e empenho ao movimento associativo. Após isso, será feita a entrega de louvores e a apresentação pública do livro 'Associações, Democracia, e Utopias Reais' , da autoria de Sérgio Pratas. 

De referir ainda que o primeiro painel do seminário vai contar com Sérgio Pratas, que actualmente é o presidente do conselho jurisdicional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) e membro do conselho Económico e Social, que irá abordar o movimento associativo e a sua governação e gestão.

No segundo painel, que será dedicado ao Associativismo Regional, vão estar representantes de associações de diferentes âmbitos. No desporto marcará presença o presidente da Associação de Natação da Madeira, Avelino Silva. A parte da cultura estará representada pela presidente da ABFRAM, Ana Baptista, pelo presidente da AFERAM, António do Vale e pelo vice-presidente da Associação Avesso. No âmbito social, vai estar presente o vice-presidente da Garouta do Calhau, António Jorge Pinto.