Madeira

Serviço Técnico de Educação Especial comemora hoje 54 anos

Actualmente são 26 os alunos a frequentar esta valência

None

O Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) celebrou, na manhã desta sexta-feira, 11 de Novembro, 54 anos de actividade. O serviço conta actualmente com 26 alunos (dois parciais), oito professores, sete técnicos superiores e 17 assistentes técnicos de apoio especializado.

A cerimónia, que mereceu presença do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, foi assinalada com o descerrar de um monumento evocativo do trabalho que vem sendo realizado na RAM, nesta área da Educação, ao longo das últimas cinco décadas.

Na sua intervenção, o governante citou a letra da música de Mariza, 'Melhor de mim', cantada momentos antes por docentes, discentes e técnicos do STEE.

"Nós procuramos tirar o melhor de cada um, acreditando que podemos efetivamente alcançar algo de melhor e que esse melhor está sempre por chegar. Cada qual empresta o melhor que tem, com dinâmica, competência e crença no trabalho que é feito, para o melhor das nossas crianças e dos nossos jovens", afirmou Jorge Carvalho, enaltecendo o "empenho, dedicação e trabalho diário" dos docentes e técnicos deste serviço.

Quanto ao monumento inaugurado, a obra denominada '50 ao Cubo' e é da autopria do artista plástico Gonçalo Martins.

Segundo o próprio, a mesma alude "um paralelismo entre a estrutura e a sua complexidade com o ser humano", sem aplicação de "qualquer distinção entre intervenientes educacionais, mas sim uma união entre forças". "O peso e a volumetria estrutural da obra em aço coabitam nos 50 anos de força de um ensino especial alicerçado entre jovens e profissionais do ensino", completou Gonçalo Martins.