Artigos

“Case Study”

Os Manuais Digitais já chegam a metade dos nossos estudantes. A iniciativa visa disponibilizar aos alunos recursos tecnológicos promotores de melhores aprendizagens, com potencial de adaptação às necessidades específicas de cada um.

Os dados recolhidos junto dos professores sustentam um balanço deveras positivo. Em recente inquérito concluiu-se que a média de resultados dos envolvidos melhorou 2,5% em comparação com os três anos letivos anteriores.

O impacto social do programa, por ser medida universal e gratuita, coloca todos em pé de igualdade no acesso a um conjunto de instrumentos independentemente das suas condições sociais.

Os equipamentos podem ser utilizados dentro e fora dos estabelecimentos escolares. Têm parametrizações de segurança diferenciadas, sites permitidos e proibidos.

Os Núcleos de Inovação Educacional complementam o plano. Serão espaços que a totalidade das escolas vão ter para a promoção de atividades que estimulem uma superior forma de aprender através da resolução de problemas em áreas de conhecimento como a robótica, impressoras 3D, realidade virtual e aumentada e ciências experimentais.

A Samsung HQ trabalha a nível global esta área da educação. Considerou o projeto da Madeira um “Case Study” internacional. Muitos dos que estão em implementação na Europa ou na Ásia tiveram como inspiração o que está a ser desenvolvido na Região.

Bem que fazem os que nada fazem. Faz-se 100 coisas certas e 1 errada, é dessa que se fala. Não penso assim. Louvo e enalteço o sucesso que se tornou um exemplo pioneiro a nível nacional e internacional. Honrando quem tão bem prepara os seus. Para o futuro que já nos bate à porta.