Madeira

13.° Congresso dos Professores da Madeira começa esta sexta-feira

None

Sob o mote problemas centrais da educação do país, mais concretamente o desgaste e envelhecimento da classe docente e a necessidade de serem implementadas medidas de rejuvenescimento, o Sindicato dos Professores da Madeira vai promover esta sexta-feira, 4 de Outubro, e sábado o 13.° Congresso dos Professores da Madeira, no Hotel Savoy Palace.

Este evento contará com a presença de conferencistas que, ao longo dos dois dias, vão debater e dissertar sobre o tema em análise.

A abertura, na sexta-feira, estará a cargo do matemático Henrique Oliveira, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, que vai apresentar o estudo 'Envelhecimento e desgaste na profissão docente'.

Entre as várias palestras destaca-se as dedicadas ao 'Papel da formação de professores no rejuvesnescimento docente', apresentada por Luísa Santos, presidente do Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal e 'Envelhecimento e desgaste da profissão docente', por Amélia Lopes, da Universidade do Porto, e Elsa Fernandes, da Universidade da Madeira.

Estarão presentes os representantes dos sindicatos da FENPROF, assim como a secretária-geral da CGTP.

É de realçar que vai acontecer ainda, na parte da tarde destes dois dias, a Assembleia Geral dos Sócios deste sindicato, onde será apresentada uma proposta de actualização dos seus estatutos, algo que não é revisto há 20 anos.