A Guerra Mundo

Alemanha denuncia tentativas de espionagem militar sem precedentes

None
Foto EPA

A presidente do Serviço de Contrainteligência Militar da Alemanha, Martina Rosenberg, denunciou hoje um recorde histórico de tentativas de espionagem, sobretudo sobre instalações militares e empreendidas pela Rússia e pela China.

Rosenberg alertou que as Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr) estão a ser alvo de múltiplos cenários de ameaças, enquanto o Serviço de Contrainteligência Militar continua a detetar "inúmeras anomalias e tentativas de espionagem" por serviços de inteligência de outros países, segundo a agência de notícias Europa Press.

O Serviço de Contrainteligência Militar detetou voos de drones sobre instalações militares da Bundeswehr e centros de treino militar ucranianos.

A mesma fonte exemplificou que o Ministério da Defesa informou que, nas primeiras horas do dia 01 de outubro, drones sobrevoaram repetidamente a área de treino militar de Wildflecken (Baviera), no sul da Alemanha.

No final de agosto, de acordo com relatórios anteriores, os serviços de inteligência russos tentaram espiar o treino militar ucraniano com sistemas de armas ocidentais na Alemanha, tendo sido observados veículos suspeitos junto aos centros de treino de Idar-Oberstein (Renânia-Palatinado) e Grafenwöhr (Baviera).

Segundo Rosenberg, as atividades dos serviços de inteligência estrangeiros já estavam em "alto nível" antes de 24 de fevereiro de 2022, ou seja, antes do ataque da Rússia à Ucrânia.

"O objetivo do nosso trabalho é detetar qualquer atividade de espionagem, especialmente dos serviços de inteligência russos e chineses, na fase inicial e combatê-la de forma eficaz, também em cooperação com autoridades nacionais e internacionais parceiras", acrescentou.