Madeira

CDU denuncia "segregação residencial na cidade"

Edgar Silva afirma que os "não-pobres estão a ser pontapeados para sítios de exclusão, na periferia"

None

A CDU Madeira reuniu-se esta sexta-feira, 28 de Outubro, com o Bispo da Diocese do Funchal, D. Nuno Brás, com o propósito de dar continuidade à nova iniciativa do partido intitulada 'Empobrecer'.

Na audiência com D. Nuno Brás, a CDU apresentou dados sobre os actuais problemas do empobrecimento, as suas causas e consequências, procurando também a identificação de propostas resolutivas.

No final do encontro, Edgar Silva afirmou que, no entender da CDU, "em nome de uma propagada reabilitação urbana, são excluídas para as ultraperiferias as populações com menores rendimentos".

A CDU Madeira constata a existência de "uma dupla forma de penalização social de quem está a empobrecer".

Quem empobrece, para além de não ter meios para responder à especulação imobiliária, é expulso para as periferias. E este é um perverso mecanismo de segregação social e de desintegração dos sectores populares que eram do centro da cidade. Edgar Silva, CDU Madeira

De acordo com Edgar Silva, "os ainda-não-pobres estão a ser pontapeados para fora da cidade, para sítios de exclusão, na periferia, em processos de segregação residencial". 

De forma a fazer face ao problema, o partido entende ser necessário "despertar para a gravidade das políticas de incentivo à especulação imobiliária e à segregação residencial na cidade, promovidas pelos governantes"

Por sua vez, o Bispo da Diocese do Funchal, D. Nuno Brás, manifestou-se sensível e atento às dinâmicas do empobrecimento e expressou preocupação face às novas realidades do empobrecer nesta Região.