5 Sentidos

‘Cinema no Arquivo’ traz documentário sobre Orlando Ribeiro

None

O documentário Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo estreou em 2011, por ocasião do centenário do nascimento de Orlando Ribeiro.

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através do Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira (CEHA-AV), promove amanhã, 28 de outubro, pelas 17 horas, mais uma sessão do projeto "Cinema no Arquivo". Desta vez, o filme a exibir será Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo (2011), em sessão aberta ao público no auditório do CEHA-AV, e à qual se segue uma conversa com Marco Teles e Filipe dos Santos.

Realizado por António João Saraiva e Manuel Carvalho Gomes, o documentário Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo estreou em 2011, por ocasião do centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (1911-1997), retratando a vida e a obra ímpares do geógrafo português de maior projeção no panorama científico internacional no século XX, que marcou sucessivas gerações - até hoje.

Sobre Orlando Ribeiro, diz-nos o texto de apresentação da página que o IGOT-UL criou para divulgação da obra e vida deste que é um dos fundadores do Centro de Estudos Geográficos: "Essencialmente dedicado ao ensino e investigação em Geografia, Orlando Ribeiro é considerado o renovador desta ciência no Portugal do século XX, e o geógrafo português com mais ampla projeção a nível internacional. No entanto, a sua vasta obra, produzida a par da longa e intensa carreira como professor e investigador universitário, abarca muito mais do que avanços científicos na Geografia, e revela uma diversidade de interesses e intervenções que desenham uma invulgar geografia intelectual."

A sessão de amanhã será comentada por Marco Teles e Filipe dos Santos. Marco Teles é geógrafo e docente, presidente da Associação Insular de Geografia e mestre em Gestão do Território, com a dissertação Câmara de Lobos: estudo das potencialidades de desenvolvimento e promoção turística do concelho, de 2013, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Filipe dos Santos é diretor de Serviços do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira e mestre em Estudos Locais e Regionais, com a dissertação O Sal na Ilha da Madeira na Segunda Metade de Setecentos - Penúria, Poder e Abastecimento, de 2009, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O projeto “Cinema no Arquivo” teve início em maio último e tem como objetivos a salvaguarda, promoção e divulgação do património fílmico regional e a promoção da literacia fílmica junto de públicos geracionalmente diferenciados, assim como a facilitação da produção de conhecimento e investigação a partir dos suportes fílmicos e ainda a implementação de lógicas de criação, ou produção cultural a partir dos suportes fílmicos.