Madeira

Documentação da Igreja Inglesa da Madeira disponível no Arquivo Regional

A novidade foi avançada aquando da abertura de uma exposição sobre esta Igreja patente no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira

None Ver Galeria

A exposição ‘Igreja Inglesa da Madeira — A História de um Edifício’ assinala o segundo centenário da Igreja Anglicana da Santíssima e Indivisa Trindade na Região.

A partir de amanhã estarão disponíveis no site do Arquivo e Biblioteca da Madeira mais de 20 mil imagens de documentos e outros registos que fazem parte do arquivo histórico da Igreja Inglesa da Madeira.

O anúncio foi feito esta tarde por Eduardo Jesus, na abertura da exposição ‘Igreja Inglesa da Madeira — A História de um Edifício’, que assinala o segundo centenário (1822-2022) da Igreja Anglicana da Santíssima e Indivisa Trindade na Região.

Para o secretário do Turismo e Cultura, este momento é de grande significado, desde logo porque a documentação que foi incorporada no acervo do Arquivo e Biblioteca da Madeira em 2021, que foi objecto de um cuidado tratamento documental, contém informações relevantes sobre a própria história da Madeira. 

Eduardo Jesus destacou a “estreita colaboração” entre o Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e a Igreja Inglesa madeirense, que foi fundamental para que o processo de inventariação, tratamento e descrição documental decorre de forma célere, permitindo, a partir de amanhã, o acesso a essas fontes por qualquer investigador interessado. "Essa disponibilização, sem dúvida alguma, que enriquece a informação que tem que ver com a história da Madeira, e acima de tudo essa comunidade inglesa aqui na Madeira", reforçou o governante. 

A exposição que serve, também, para assinalar a incorporação da documentação e sua disponibilização pública, estará patente ao público, no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira, até ao próximo dia 15 de Janeiro, tem curadoria de Cefyn Embling-Evans e apresenta-se em formato bilingue.