País

Candidata à liderança da IL acusa Cotrim Figueiredo de condicionar processo eleitoral interno

Foto ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
Foto ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

A deputada Carla Castro, que concorre à liderança da Iniciativa Liberal (IL), acusa João Cotrim Figueiredo de ter condicionado todo o processo das eleições antecipadas pela forma como o conduziu e pelo apoio imediato a Rui Rocha.

Carla Castro decidiu avançar com a sua candidatura dois dias depois de ter sido anunciado que as eleições para a comissão executiva da IL iriam ser antecipadas, que o presidente, João Cotrim Figueiredo, não seria novamente candidato ao cargo e que o deputado e dirigente Rui Rocha iria concorrer à liderança.

Em declarações à agência Lusa, a deputada liberal assume que esta foi "uma decisão difícil" depois da "surpresa" com os acontecimentos de domingo. Assegura que "não era algo que tivesse alguma vez pensado", tendo concluído após a reflexão que "havia condições e que havia vontade" para avançar com a candidatura.

Questionada sobre o apoio manifestado por João Cotrim Figueiredo a Rui Rocha, Carla Castro demarcou-se da decisão do ainda líder: "posso dizer que, enquanto presidente, eu não o faria".

Sobre o facto de não ter até ao momento qualquer apoio de colegas de bancada parlamentar -- Bernardo Blanco, Joana Cordeiro e Patrícia Gilvaz também estão com Rui Rocha -- a liberal vê esta situação "com tranquilidade".

"Eu tenho uma candidatura e vou ter um programa, um projeto livre, independente, desafetado, que respeita um legado e com propostas positivas e construtivas, focadas em ação e com caráter muito reformista, interno e externo", refere.

No entanto, para Carla Castro, há um "condicionamento na forma e no 'timing'" quando "uma pessoa apresenta logo" uma candidatura -- como aconteceu com Rui Rocha no próprio dia --, lembrando que foi assumido publicamente que o seu opositor soube desta decisão de Cotrim Figueiredo "duas semanas antes".

Na opinião da liberal, o ainda líder do partido condicionou todo este processo eleitoral "porque deu tempo a quem se pudesse preparar ou a pensar uma Comissão Executiva".

Até ao momento, foi da bancada parlamentar dos liberais e da Comissão Executiva de João Cotrim Figueiredo que saíram os dois candidatos, Rui Rocha e Carla Castro.

Em termos de apoios entre o grupo parlamentar, que desde as eleições deste ano é composto por oito deputados, Rui Rocha conta com o de João Cotrim Figueiredo, Bernardo Blanco, Patrícia Gilvaz e Joana Cordeiro.

Carlos Guimarães Pinto, deputado e antigo presidente da IL, anunciou nas redes sociais logo no domingo que manterá "a posição de afastamento da vida interna do partido" que assumiu desde que deixou a presidência e que por isso não iria integrar, subscrever ou apoiar qualquer lista apresentada aos órgãos do partido.

O primeiro presidente dos liberais, Miguel Ferreira da Silva, anunciou o apoio à deputada Carla Castro para presidente do partido, tendo o antigo candidato presidencial apoiado pelos liberais, Tiago Mayan Gonçalves, manifestado preferência pessoal por Carla Castro, remetendo uma posição definitiva para depois de se conhecerem as equipas e os programas.

Já o líder parlamentar Rodrigo Saraiva reservou "para mais tarde" um eventual apoio a um dos concorrentes.