Comunidades Mundo

EUA alertam para possíveis ataques terroristas em Joanesburgo no fim-de-semana

None

A Embaixada norte-americana na África do Sul alertou hoje para possíveis ataques num dos subúrbios mais ricos de Joanesburgo, no próximo fim-de-semana, embora não tenha determinado o método ou o alvo.

"O Governo dos EUA recebeu informações de que os terroristas podem estar a planear realizar um ataque a grandes concentrações de pessoas num local não especificado na área de Sandton, no dia 29 de outubro 2022", segundo o alerta emitido pela embaixada dos Estados Unidos da América.

A embaixada, que não forneceu mais pormenores, instou os seus trabalhadores a evitarem multidões nos próximos dias.

Joanesburgo não sofreu grandes ataques nas últimas décadas, embora o país esteja sob a ameaça do grupo terrorista Estado Islâmico, que alertou para possíveis ataques em retaliação ao envolvimento da África do Sul em operações anti-terrorismo no norte de Moçambique.

Martin Ewi, especialista em segurança africano no Conselho de Segurança da ONU, já tinha alertado para a possibilidade de o continente africano ser "o futuro do califado" pelo Estado Islâmico.

O especialista afirmou que o grupo terrorista "expandiu a sua influência além da medida" em África, com pelo menos 20 países a sentirem diretamente a atividade do grupo extremista e mais de 20 outros "a serem usados para logística e para mobilizar fundos e outros recursos".