Madeira

Saúde atribui mais de 1.200 cartões 'Kit Bebé'

None

Em nota enviada à comunicação social, a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil revela que desde Janeiro de 2022 e até à data, o Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE), disponibilizou 1.204 cartões 'Kit Bebé', no valor total de 602 mil euros.

Os medicamentos de uso pediátrico e as vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação são dos produtos que as famílias mais adquirem através do apoio.

Fabiana Castro e André Barreto, pais de primeira viagem, revelam que utilizam o cartão Kit Bebe "para adquirir leite, medicamentos e vacinas" para o filho. "Este é um apoio que é para todos, sem excepção. Foi uma mais valia e uma ajuda preciosa numa fase em que a despesa é grande, é de fácil utilização e temos acesso em todas as farmácias”.

Sobre o cartão Kit Bebé

O Programa de Saúde 'Kit Bebé' é uma medida de apoio à natalidade, implementada pelo Governo Regional da Madeira desde 2019, que concede às famílias um apoio no valor de 500 euros para a aquisição de produtos de saúde e bem-estar, medicamentos de uso pediátrico e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, em todas as farmácias da Região.

O valor atribuído, disponível mediante um cartão físico ou digital, pode ser consultado pelos beneficiários na plataforma existente para o efeito (https://kitbebe.iasaude.pt/) , bem como os produtos que já foram adquiridos e as condições do Programa.

O cartão Kit Bebé pode ser requerido até 90 dias após o nascimento do bebé, nas instalações do IASAÚDE, na plataforma https://kitbebe.iasaude.pt/ ou nos serviços administrativos da maternidade do Hospital Dr. Nélio Mendonça, e pode ser utilizado durante 12 meses após a sua activação.

Desde 2019, já foram atribuídos mais de 6 mil cartões Kit Bebé.