Madeira

Produção de energia eléctrica na RAM aumentou 8% até Setembro

A energia eólica tem sido a fonte renovável que mais cresce este ano.
A energia eólica tem sido a fonte renovável que mais cresce este ano.

A produção de energia eléctrica na Região Autónoma da Madeira "aumentou 8,0%, nos primeiros nove meses de 2022", em comparação com o período homólogo. A produção estimada a partir dos dados de emissão de energia eléctrica fornecidos pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) são divulgados hoje pela Direcção Regional de Estatística (DREM). 

"Analisando o mix de produção da energia elétrica emitida no período em referência - cujo total rondou os 680,6 Gigawatt hora (GWh) - observa-se que, comparativamente ao período de Janeiro a Setembro de 2021, assistiu-se a uma maior preponderância da térmica (+7,5%), eólica (+12,8%) e dos resíduos sólidos urbanos (+40,1%), em detrimento da fonte hídrica (-4,7%)", calcula. 

Aliás, "a fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica diminuiu ligeiramente, tendo passado de 66,6% para 66,3% entre os primeiros nove meses de 2021 e o período em referência, o que significa que a quota de renováveis passou para 33,7% (33,4% nos primeiros nove meses de 2021)", significando por isso alterações mínimas.

"Destaca-se ainda a preponderância que o gás natural continua a assumir como fonte para a produção de energia elétrica, concentrando 16,0% do total (21,6% no mesmo período em 2021), muito embora se tenha verificado uma quebra de 20,0% face ao período homólogo, na produção de eletricidade a partir desta fonte", quiçá por culpa do actual contexto internacional, algo que já foi assumido publicamente ainda esta semana. 

Contudo, "reduzindo o âmbito de análise ao 3.º trimestre de 2022, observa-se que a emissão de energia elétrica aumentou 2,2% em termos homólogos, evidenciando uma desaceleração face ao trimestre anterior", nota a DREM que acredita que "esta evolução é explicada pela recuperação da actividade económica no mesmo período de 2021, no qual, por exemplo, os valores registados para as dormidas no alojamento turístico foram já próximos dos níveis pré-pandémicos".