Madeira

64,7% aderiram à greve dos farmacêuticos do SESARAM

None

Num comunicado enviado à redacção, o SESARAM informa que o nível de adesão à greve dos farmacêuticos foi de 64,7%.

Elevada adesão à greve dos farmacêuticos do SESARAM

Hoje e amanhã, há greve nacional dos profissionais dos serviços públicos de saúde

Elvio Passos , 25 Outubro 2022 - 10:59

O SESARAM lembra ainda, no mesmo comunicado, "as conquistas dos farmacêuticos na RAM".

Num primeiro ponto refere que na Região Autónoma da Madeira (RAM) foi criada a carreira do farmacêutico, uma "medida aplaudida e e reconhecida por todas as entidades nacionais, incluindo a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, na altura (Janeiro de 2022)".

A RAM Integrou "todos os trabalhadores em regime de contrato de trabalho da carreira farmacêutica, na categoria de assistente, na nova carreira, com efeitos a 1/04/20".

O SESARAM tem assegurado uma política de diálogo e de total transparência com as estruturas sindicais. Inclusive a 3 de setembro de 2021, o SESARAM teve a iniciativa de encetar conversações com o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) com vista à negociação de um instrumento de regulamentação coletiva de trabalho para a Região Autónoma da Madeira, o qual é mais favorável aos trabalhadores. Após algumas insistências de resposta junto do Sindicato, a 12 de Maio de 2022, este responde lamentando o atraso na resposta. SESARAM.

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira afirma que tem "insistido nessa via do diálogo com as estruturas sindicais e no início de Outubro de 2022, foi reiniciada a negociação colectiva a qual aguarda, neste momento, contraproposta do Sindicato".

A Ordem dos Farmacêuticos  enalteceu, por diversas vezes, o trabalho de proximidade e de diálogo do SESARAM, EPERAM que tem existido com os trabalhadores." SESARAM.

No comunicado lê-se ainda que o SESARAM tem "investido na contratação de mais farmacêuticos. No ano de 2019,  o serviço regional tinha 13 farmacêuticos, no ano de 2020, 21 farmacêuticos e no final de 2021, este numero cresceu para 25 profissionais desta área".

A concluir, a nota enviada explica que o "SESARAM tem apostado na diferenciação e formação dos farmacêuticos".