Madeira

PS acusa GR de atitude "prepotente" ao não abrir as urgências de Santana e Porto Moniz 24 horas por dia

None

O Grupo Parlamentar do PS deu entrada esta terça-feira, 25 de Outubro, na Assembleia Legislativa da Madeira de um voto de protesto por aquilo que entende ser um "incumprimento por parte do Governo Regional" em não ter expandido o horário de atendimento dos serviços de urgência dos centros de saúde de Santana e Porto Moniz para 24 horas por dia.

O partido dá conta que já se passaram cerca de 12 meses desde a aprovação no Parlamento Regional da resolução que recomenda o Governo Regional ao mesmo. 

A referida resolução foi aprovada no dia 11 de Novembro de 2021, mas, como lamenta a deputada socialista Tânia Freitas, “um ano depois, estes dois concelhos a norte continuam sem acesso a este serviço 24 horas”, porque “o Governo Regional não seguiu a recomendação da Assembleia Legislativa da Madeira, o órgão máximo de soberania regional”.

A parlamentar alerta que o incumprimento desta resolução tem implicações directas na vida e no bem-estar dos habitantes dos dois concelhos, "que à noite se vêem privados destes serviços de saúde".

Está em causa o rápido e legítimo acesso à Saúde por parte das populações destes dois municípios da costa norte, já que, nestas circunstâncias, são obrigados a terem de se deslocar para os serviços de urgência de outras localidades, a vários quilómetros de distância, situação que poderá agravar a sua condição de saúde. Tânia Freitas

A deputada critica a atitude "prepotente" do Executivo, que "não respeita as decisões emanadas pelo principal órgão de governo próprio da Região", e questiona se o objectivo é apenas proceder ao alargamento do horário de funcionamento destes serviços em vésperas das eleições regionais do próximo ano. “Até lá, quantas mais vidas ficarão em risco?”, pergunta.