Madeira

Cristina Pedra destaca “excelentes” resultados das plataformas digitais da CMF

A vice-presidente da autarquia do Funchal participou na Cimeira da Transformação Digital

None

Durante a sessão Cimeira da Transformação Digital, evento que decorre no Savoy Palace Hotel e junta centenas de especialistas, a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) assinalou que a autarquia disponibiliza aos cidadãos diversas plataformas digitais com “excelentes” resultados, dando o exemplo da plataforma Funchal Apois, em que foram apresentadas 4.600 candidaturas. 

Cristina Pedra assegurou que o "propósito" da CMF é "contribuir para a melhoria contínua e inovação dos serviços prestados pelo município, visando a sua constante modernização tecnológica". 

A vice-presidente da CMF referiu o investimento que está a ser feito no reforço de sistemas de informação que proporcionará um apoio “mais eficiente” à decisão, através do CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma, projecto que deverá estar operacional até ao final deste ano, em Santa Rita, na freguesia de São Martinho.

De acordo com a responsável, o CIGMA reunirá num único espaço físico, toda a informação recepcionada pelas diversas plataformas e canais municipais, desde o Funchal Alerta, às redes de água, saneamento básico e gestão de tráfego urbano, até aos indicadores de ruído e qualidade do ar. Para já, e no conjunto de operações disponíveis, Cristina Pedra destacou que, em dois anos, o CIGMA registou um aumento de 35% para 80%  das interacções.

O Centro Cultural e de Investigação do Funchal foi outro investimento apontado pela vice-presidente da autarquia do Funchal, tendo abordado a integração do município ao consórcio ‘eGamesLabs’ num projecto em que a autarquia  vai ser beneficiada em quase 5 milhões de euros até 2025, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Trata-se de um espaço com condições favoráveis à inovação e ao empreendedorismo, com vantagens competitivas ao nível das indústrias criativas e projectos culturais, uma nova centralidade que vai trazer maior dinâmica na cidade, além de contribuir para a formação de jovens talentos”, salientou.