Desporto

Núcleo de Árbitros de Futebol dinamiza evento para treinadores da Região

A iniciativa contou a presença do treinador do Marítimo

None

O NAFRAM - Núcleo de Árbitros de Futebol da RAM promoveu, na segunda-feira na Escola Secundária Horácio Bento Gouveia, no Funchal, um evento que reuniu a maioria dos treinadores das equipas seniores que irão participar no Campeonato de Divisão de Honra Regional e Campeonato Regional de 1.ª Divisão.

A iniciativa teve como objectivo esclarecer os dirigentes desportivos sobre as alterações às leis de jogo e que contou com o contributo do treinador do CS Marítimo, João Henriques. 

Este evento que teve como lema 'O Espírito do Jogo: Formar, Atuar e Querer Jogar', aludiu à necessidade de todos os intervenientes da competição regional conhecerem um pouco mais sobre as leis do jogo e alterações em vigor para esta nova época, “num processo de crescimento e aprendizagem”, e que teve como objectivo final “cultivar o espírito de fair-play num desporto que queremos cada vez mais 'correcto' e 'limpo' de forma a atrair cada vez mais adeptos aos estádios da nossa Região”, sublinhou o presidente do Núcleo, Pedro Viveiros. NAFRAM - Núcleo de Árbitros de Futebol da RAM

O programa englobou ainda uma sessão de esclarecimentos sobre as alterações às Leis do Jogo e um fórum de discussão sobre a gestão dos bancos/ comportamento dos intervenientes e o tempo útil de jogo.

Num painel composto por João Henriques (treinador de Futebol do CS Marítimo), Marco Ferreira (ex-árbitro internacional e actualmente a desempenhar funções formativas na F.P.F.) e Anzhony Rodrigues (árbitro da segunda categoria nacional (C2)), com a moderação a cargo de Fabrício Rodrigues (ex-jornalista e treinador de Futebol nas camadas jovens da A.D. Pontassolense).

Pedro Viveiros, do NAFRAM - Núcleo de Árbitros de Futebol da RAM, destaca que “é essencial diminuir a distância entre os árbitros e os treinadores da Região, pois são elementos essenciais ao bom funcionamento desta modalidade na Madeira. Nesse sentido, essa iniciativa além ser uma importante formação para todos os agentes desportivos é um espaço de reflexão sobre aquilo que não queremos na nossa Região”.

“Queremos estádios cheios a vibrar com a emoção do jogo e não campos vazios fruto de maus comportamentos por parte dos pais e dirigentes de futebol. Tal desígnio é uma obrigação de todos, árbitros e treinadores”, concluiu.