Madeira

PSD submete voto de pesar pelo falecimento do padre João Vieira

None

O Grupo Parlamentar do PSD deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, de um voto de pesar pelo falecimento do padre João Vieira, enaltecendo o seu percurso e contributo na Igreja e no Ensino, e endereçando sentidas condolências à família, amigos, comunidade Salesiana na Madeira e a toda a comunidade educativa.

Morreu o padre João Vieira

Faleceu hoje, dia 24 de Outubro, o padre João Vieira, professor reformado da Escola Salesiana de Artes e Ofícios.

Natural de Santarém, o padre João Vieira veio para a Madeira em 1958, tendo aqui exercido sacerdócio e cumprido a missão Salesiana.

Foi, igualmente, até 1997, professor de Matemática, de Português e de Educação Moral nos Salesianos do Funchal, então Escola Salesiana de Artes e Ofícios, fundada pela Associação Protetora dos Interesses Morais e Económicos da Mocidade.

Em 2017, foi agraciado pelo Presidente da República, com a Comenda da Ordem da Instrução Pública, que se destina a galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino.

A sua vida confunde-se com a da instituição onde, durante tantos anos, viveu e desenvolveu a sua actividade, marcando diversas gerações, tendo sido um mensageiro da missão salesiana, nomeadamente gerando dinâmicas que potenciaram uma formação completa para as gerações jovens, num diálogo entre a reflexão, a fé e a vida, marcado pelo cumprimento do dever, pelo optimismo e por uma abertura à dimensão do transcendente.

"Homem da Igreja, foi, inequivocamente, um professor cujo exercício da sua profissão foi de enorme relevância para a Região", diz o PSD-Madeira.