Madeira

Calado anuncia abertura de nova escola de bombeiros sapadores em 2023

Autarca garante que vai fazer actualização imediata da remuneração dos sapadores

None

Nem a chuva que se fez sentir esta manhã estragou o desfile do 134º aniversário dos Bombeiros Sapadores do Funchal, um dia que tradicionalmente é comemorado a 24 de Setembro.

Ao som de várias sirenes, os carros foram ‘desfilando' pelas ruas da capital madeirense, até à Praça do Município onde se realizou a cerimónia presidida por Pedro Calado.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal enalteceu todo o trabalho que tem sido realizado por esta corporação e aproveitou o momento para anunciar um conjunto de medidas, nomeadamente a abertura de um curso de admissão para o concurso de promoção de profissionais já no próximo ano. Revelou ainda que, no segundo semestre de 2023, irá abrir mais uma escola de bombeiros sapadores.

"Isto é extremamente importante para a nossa corporação, se nós tivermos em conta que hoje temos 137 profissionais com um quadro um pouco envelhecido", admitiu.

O autarca aproveitou os festejos para anunciar que irá fazer a actualização imediata da remuneração dos bombeiros sapadores.

"Nós sabemos que havia já um compromisso desde 2019 e até agora foi feita a actualização de 15% e neste momento estavam a faltar 40% dessa actualização salarial para 134 bombeiros. O que acontece é que em vez de fazer agora 15%, 15% em 2023 e 10% em 2024, vamos antecipar 40% já no próximo ano atendendo às dificuldades sociais que todos nós estamos a assistir, o que equivale a um esforço superior a meio milhão de euros", referiu, salientando que a autarquia vai continuar a trabalhar para modernizar as instalações do quartel.

José Minas, comandante dos Bombeiros Sapadores do Funchal, confessou estar satisfeito com as novidades e afirmou que a população pode estar descansada porque "os bombeiros estão em plena faculdade para intervir em qualquer situação".

Nesta cerimónia onde vários bombeiros foram condecorados, Minas deixou um agradecimento especial ao comandante Luís Manuel Coimbra, que por motivos pessoais não conseguiu estar presente, mas que irá receber a medalha de serviços distintos da liga de bombeiros portugueses. “É um comandante que transformou um corpo de bombeiros quase em estado terminal no actual corpo de bombeiros”, sublinhou.