País

Portugal avança com novo leilão de dívida pública na quarta-feira de até 750 milhões

None

O IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai realizar, na quarta-feira, um leilão de Bilhetes do Tesouro (BT), com maturidade a um ano e um montante até 750 milhões de euros.

Numa nota, hoje divulgada, a instituição disse que vai "realizar no próximo dia 19 de outubro pelas 10:30 um leilão da linha de BT com maturidade em 22 de setembro de 2023, com um montante indicativo entre 500 milhões de euros e 750 milhões de euros".

Esta quarta-feira, 12 de outubro o IGCP colocou 1.000 milhões de euros, montante máximo indicativo, em Obrigações do Tesouro (OT) a três e a nove anos, a uma taxa superior às registadas este ano em maturidades similares.

No dia 06 de outubro, o IGCP disse que esperava emitir OT e realizar dois leilões de BT no quarto trimestre.

Num comunicado divulgado com as linhas de atuação para o quarto trimestre, o IGCP precisou que nas emissões de OT são esperadas colocações de 750 a 1.000 milhões de euros por leilão e que "os leilões poderão ser realizados à segunda ou quarta quartas-feiras de cada mês após anúncio do montante indicativo e linhas de OT a reabrir até três dias úteis antes da respetiva data de leilão".

Em relação às emissões de BT, além do leilão de próxima quarta-feira, o IGCP anunciou outro, programado para 16 de novembro, onde pretende colocar um montante total entre 750 e 1.000 milhões de euros em BT a seis e a 12 meses.