Madeira

BE expressa pesar pelo falecimento de "vulto da cultura portuguesa"

None
 Foto Global Imagens

Numa nota remetida às redações, o Bloco de Esquerda (BE) exprimiu hoje o seu pesar pelo falecimento daquele que considera um "vulto maior da cultura nacional e internacional", a artista plástica madeirense Lourdes de Castro, endereçando à família e amigos "sentidas condolências".

À família e aos amigos reiteramos as nossas condolências pela perda irreparável. Certamente, um dia triste para a cultura portuguesa.

"Nascida na Madeira há 91 anos, Lourdes de Castro abraçou o mundo com a sua criatividade multidisciplinar e experimentalista, mas sob uma simplicidade do olhar e onde o verde e a natureza que a viu nascer tiveram uma presença marcante", refere a nota do Bloco, destacando que "o seu nome e a sua obra, presentes nas grandes colecções de arte mundiais, quer em Portugal quer fora do país, são um legado inolvidável e para todo o sempre associados à história da cultura contemporânea portuguesa".

Mesma notas salienta ainda que, na sua longa carreira artística, Lourdes de Castro foi por diversas vezes reconhecida com vários prémios e condecorações, com particular destaque para a Grande Medalha de Mérito Cultural e com a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Lourdes Castro, natural do Caniço, morreu esta madrugada no hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal. Tinha 91 anos.

Morreu a artista madeirense Lourdes Castro

Morreu este sábado, dia 8 de Janeiro, aos 91 anos, uma das mais importantes artistas portuguesas contemporâneas: a madeirense Lourdes Castro. A notícia foi avançada pelo Público. O DIÁRIO confirmou que a artista, natural do Caniço, morreu esta madrugada no hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.