Desporto

'Universo' sportinguista presta homenagem a Ricardo Sousa

Entre as milhares notas de pesar, também a Juventude Leonina reagiu à partida do conhecido adepto sportinguista

None

Multiplicam-se as mensagens de pesar ao proprietário do bar 'O Avô, Ricardo Sousa, vítima de doença súbita no último domingo. A conhecida claque de apoio do Sporting Clube de Portugal, o 'Directivo Ultras XXI', colocou uma tarja em jeito de homenagem no espaço localizado na Rua da Praia, no Funchal.

Entre as milhares notas de pesar, também a Juventude Leonina reagiu à partida do conhecido adepto sportinguista de 55 anos e proprietário de um "ponto de passagem obrigatório em cada deslocação" à Madeira.

Morreu Ricardo Sousa, proprietário do bar 'O Avô'

Nascido na cidade de Durban, na África do Sul, Ricardo Sousa era o principal rosto do bar localizado na Rua da Praia, no Funchal, que reúne uma vasta colecção de cachecóis de clubes de futebol - mais de dois mil

Entre as figuras que se despedem de Ricardo Sousa está o ex-árbitro internacional e também madeirense, Duarte Gomes.

Estou muito triste com a partida do Ricardo. Muito mesmo. O coração dele era gigante e quem o conhecia sabia bem disso. Duarte Gomes, ex-árbitro internacional português

Nascido na cidade de Durban, na África do Sul, Ricardo Sousa era o principal rosto do bar que reúne uma vasta colecção de cachecóis de clubes de futebol - mais de dois mil.

O número de cachecóis até poderia ser superior não tivesse grande parte da colecção sumido no temporal de 20 de Fevereiro, que acabou por forçar o encerramento do espaço que fica mesmo à beira das Portas da Cidade.

A Associação do Caminho Real da Madeira manifestou igualmente o seu profundo pesar pela partida do "parceiro" Ricardo Sousa.

"Era ali que quem terminava o Caminho Real 23 completava o seu passaporte com o selo da freguesia da Sé. O Ricardo foi dos primeiros a acreditar no nosso projecto", escreve a Associação na sua página de Facebook.

O dia em que três sportinguistas foram descalços até ao Terreiro da Luta

Anterior jejum, que perdurou 18 anos, foi efusivamente festejado pelos adeptos leoninos, em especial por três madeirenses, que a 18 de Maio de 2000 decidiram cumprir a promessa apalavrada entre ambos caso o Sporting se tornasse campeão: sair da baixa do Funchal e seguir rumo ao Terreiro da Luta... descalços. Ainda se lembra desta história?

Respeitado por muitos, especialmente pelos adeptos do Sporting, Ricardo Sousa fica também na memória dos madeirenses por uma promessa que cumpriu juntamente com outros dois amigos, a 18 de Maio de 2000, quando os leões se tornaram campeões nacionais após um longo jejum.

Ricardo saiu do seu bar e foi até ao Terreiro da Luta... descalço. Uma história que o DIÁRIO teve a oportunidade de recordar, em 2021, numa entrevista ao próprio.