Madeira

"O falecimento de Lourdes Castro é um momento triste para a Cultura"

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, na inauguração da exposição 'O Sol Marca a Sombra', inspirado na obra de Lourdes Castro.
O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, na inauguração da exposição 'O Sol Marca a Sombra', inspirado na obra de Lourdes Castro.
O falecimento de Lourdes Castro é um momento triste para a Cultura não só para a Cultura regional, mas acima de tudo para a Cultural nacional e internacional, porque Lourdes de Castro foi uma artista que marcou internacionalmente através da sua intervenção.

Palavras do secretário regional do Turismo e Cultura na sequência da morte da artista plástica madeirense, Lourdes de Castro, este sábado, aos 91 anos.

Morreu a artista madeirense Lourdes Castro

Morreu este sábado, dia 8 de Janeiro, aos 91 anos, uma das mais importantes artistas portuguesas contemporâneas: a madeirense Lourdes Castro. A notícia é avançada pelo Público.

Eduardo Jesus, em declarações ao DIÁRIO, destacou a intervenção da artista, que a seu ver, se materializava "em técnica, em obra, em mensagem", no "olhar diferente sobre a realidade" e na "forma muito singular de representar esse entendimento", que "marcou várias gerações".

"O artista tem uma liberdade que não se esgota. Penso que esta é a maior mensagem que Lourdes de Castro nos deixa, através dos seus trabalhos e da sua criação", sublinhou o governante, acrescentando que a artista madeirense soube ser “um agente vivo da Cultura durante estes largos anos que nos deu o privilégio de estar entre nós".

Lourdes de Castro, residente do Caniço, morreu esta madrugada no hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.