Madeira

Morreu a artista madeirense Lourdes Castro

None Ver Galeria

Morreu este sábado, dia 8 de Janeiro, aos 91 anos, uma das mais importantes artistas portuguesas contemporâneas: a madeirense Lourdes Castro. A notícia foi avançada pelo Público. O DIÁRIO confirmou que a artista, residente no Caniço, morreu esta madrugada no hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Lourdes de Castro nasceu a 9 de Dezembro de 1930 e começou a expor pela primeira vez em 1955, no Funchal, de onde saiu aos 20 anos, para regressar definitivamente em 1983.

Formada em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, a artista viveu em Munique e Paris.

Do seu um percurso artístico multifacetado, de experimentação conceptual e técnica, em vários suportes, destaca-se a participação na criação da revista KWY, em conjunto com René Bértholo e outros artistas, e a colaboração com Manuel Zimbro.

A série 'O grande herbário de sombras' (1972) é uma das obras de referência de Lourdes Castro.

Em 2000, recebeu o Grande Prémio EDP Arte e, em 2004, foi reconhecida com o Prémio Celpa/Vieira da Silva -- Artes Plásticas Consagração.

Com Francisco Castro Rodrigues foi distinguida, na edição de 2010, dos prémios da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte.

Em 2015, a artista recebeu, na Capela do Rato, em Lisboa, o 'Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes', atribuído pela Igreja Católica para realçar uma figura com percurso de humanismo e experiência cristã.

Em 2020, a artista foi condecorada com a medalha de mérito cultural, entregue pela ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Segundo o ministério da Cultura, Lourdes Castro é uma “artista titular de um espaço insubstituível na história da arte mundial.” O gabinete da ministra Graça Fonseca diz em comunicado que “a vida e obra de Lourdes Castro, em permanente diálogo e complemento, representam um contributo incontestável para a cultura portuguesa”.

No ano passado, em Junho, foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Artista plástica Lourdes Castro recebeu hoje, na Madeira, medalha de mérito cultural

A artista portuguesa Lourdes Castro foi hoje condecorada com a medalha de mérito cultural, que tinha sido anunciada em dezembro pela ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Até ao final do mês de Dezembro de 2021, esteve patente, no Museu de História Natural do Funchal, a exposição 'O Sol Marca a Sombra', promovida pela Fundação Cecília Zino, que teve precisamente como referência e guia o ‘Grande Herbário de Sombras’ de Lourdes Castro.

Secretário da Cultura presente na inauguração da exposição 'O Sol Marca a Sombra'

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve presente, esta sexta-feira, dia 15 de Outubro, na inauguração da exposição 'O Sol Marca a Sombra', promovida pela Fundação Cecília Zino, no Museu de História Natural do Funchal.