Madeira

PS-M manifesta pesar pela morte de Lourdes Castro

None

O Partido Socialista-Madeira (PS-M), na pessoa do seu presidente, Paulo Cafôfo, manifesta "o mais profundo pesar" pela morte da artista plástica madeirense Lourdes Castro.

Reconhecida como uma das mais importantes artistas portuguesas da actualidade, com um percurso que extravasou as fronteiras da Região e do País, Lourdes Castro faleceu aos 91 anos, deixando um vazio enorme no panorama cultural e artístico da Madeira e de Portugal.

Em nota remetida à imprensa, Paulo Cafôfo diz que "Lourdes Castro foi uma pessoa que todos aprendemos a admirar, quer pelo seu carisma, quer, principalmente, pela sua vasta obra, de um valor cultural e patrimonial riquíssimo".

"O seu trabalho e o contributo que deu para a cultura e a arte permanecerão como um legado inapagável", afirma .

Nascida no Funchal em 1930, Lourdes Castro saiu da Madeira aos 20 anos, trabalhou e viveu na Alemanha e em França e regressou à Região, em definitivo, em 1983.

Durante a sua longa carreira, recebeu várias condecorações, entre as quais se destacam o Grande Prémio EDP (em 2000), o Prémio CELPA/Vieira da Silva - Artes Plásticas Consagração (em 2004) e o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes (em 2015), atribuído pela Igreja Católica.

A 9 de Dezembro de 2020, no dia do seu 90.º aniversário, foi anunciada a sua condecoração com a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura, a qual lhe foi entregue pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, a 26 de abril de 2021. Por fim, a 8 de Junho de 2021, foi agraciada com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

"O seu desaparecimento físico enche-nos de tristeza, mas este é, também, o momento de celebrarmos a Obra que nos deixa", refere ainda o líder do PS-M, endereçando as mais sentidas condolências aos familiares e amigos da artista.