Madeira

Ribeira Brava duplica apoio às Juntas e apoia bombeiros com 180 mil euros

None

A Câmara Municipal da Ribeira Brava aprovou, esta tarde, cerca de 200 mil euros em apoios que serão concedidos às quatro Juntas de Freguesia do concelho. Este valor, de acordo com nota à imprensa, é o dobro daquele orçado no ano passado.

O Regulamento Municipal de Atribuição de Apoio às Juntas vai facultar 50% do valor. Este montante é determinado tendo em conta o número de eleitores e a área do território. Por isso, a Junta da Ribeira Brava recebe 42.257 euros; 28.806 euros para a Junta do Campanário, 17.550 euros para a Junta da Serra de Água e 11.387 euros para a Junta da Tabua.

Quanto aos restantes 50%, serão atribuídos ao abrigo de candidaturas para investimentos de proximidade.

Na mesma nota, a autarquia garante que vai facultar às Juntas de Freguesia "material de construção civil, nomeadamente cimento e inertes, no valor de cerca de 25 mil euros, para a execução de actividades de conservação e manutenção de veredas, num trabalho de proximidade para com a população". "Serão distribuídos um total de 2.000 sacos de cimento (sacos de 25 kg) e 200 metros cúbicos de inertes", indica.

O presidente Ricardo Nascimento reconhece que os apoios nunca são demais face às necessidades das Juntas e ao seu papel determinante na prossecução dos interesses da população. Daí que veja os protocolos de cooperação como “uma pequena ajuda para que as Juntas possam cumprir com os objetivos a que se propuseram e possam responder às necessidades dos fregueses, já que nem sempre dispõem de meios suficientes para desenvolverem os trabalhos que tanta falta fazem às localidades”.

Bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol recebem 180 mil euros

Na reunião de Câmara desta tarde ficou igualmente decidido o apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol no valor de 180 mil euros anuais, a serem atribuídos em prestações mensais de 15 mil euros.

"Trata-se de uma verba imprescindível para o bom funcionamento de uma instituição que presta socorro a dois concelhos e que precisa de meios técnicos e humanos para dar uma resposta eficaz às necessidades da população", explica a nota da Câmara Municipal.