Madeira

Funchal define alicerces da estratégia alimentar local através do projecto 'Food Trails'

None

A vereadora da Câmara Municipal do Funchal Margarida Pocinho participou na primeira reunião anual do projecto 'Food Trails'. A iniciativa, que tem o alto patrocínio da autarquia funchalense, visa criar uma rede de cidades que se constituem como locais-chave para reinventar e contribuir, conjuntamente com a comunidade e as entidades parceiras, com evidências científicas, para a transformação do sistema alimentar.

A partir da definição e da criação das suas próprias estratégias de alimentação, a cidade do Funchal promove, deste modo, os alicerces para a construção de uma verdadeira estratégia alimentar local, que irá privilegiar, entre outros, a redução do desperdício alimentar, assim bem como, identificar os meios necessários e inovadores, que concorram para o acelerar deste fenómeno de transformação alimentar das cidades.

Neste âmbito, a vereadora Margarida Pocinho, enquanto representante do município do Funchal neste projecto, participou no Encontro Anual de Parceiros do projecto 'FOOD TRAILS', que se realizou esta terça e quarta-feira. 

O projecto é financiado pelo programa da União Europeia 'Horizon 2020' e tem como objectivo principal a transformação dos sistemas alimentares urbanos.

O encontro em formato 'on-line' pretende reflectir sobre a implementação do trabalho realizado pelas cidades e parceiros envolvidos, ao longo dos últimos quinze meses, e fortalecer as actividades em desenvolvimento, que culminarão com a criação de uma estratégia alimentar urbana.

As onze cidades parceiras desta iniciativa são o Funchal, Bérgamo, Birmingham, Bordéus, Copenhaga, Grenoble, Groningen, Milão, Tessalónica, Tirana e Varsóvia. O projeto envolve ainda diversas Universidades e parceiros europeus, nomeadamente: Fondazione Milano Politecnico, Eurocities, Slow Food International, EAT Fondation, Cardiff Univeristy, Wageningen Research, Roskilde Universitet e Cariplo Factory.