eleições legislativas Madeira

PAN elogia projecto C.A.S.A.

Foto PAN
Foto PAN

Joaquim José Sousa desafiou o Governo Regional a implementar uma estratégia regional para a 'Pessoa sem abrigo'.

Os candidatos do PAN pelo círculo da Madeira visitaram na tarde de hoje as instalações da Associação C.A.S.A., tendo o Cabeça de Lista pelo Círculo da Madeira enaltecido o trabalho meritório e socialmente relevante que a Associação faz na Região Autónoma da Madeira.

Joaquim José Sousa referiu que o nível de uma sociedade se vê naqueles que auxiliam os que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que ajudam anonimamente Famílias em Risco, ou carenciadas, enaltecendo todos os que praticam o bem ao próximo independentemente da etnia, da religião ou do género, na maior parte das vezes anonimamente e em prejuízo da sua própria família.

Joaquim José Sousa, referiu que o projeto C.A.S.A. é um daqueles "projetos que nos orgulha a todos enquanto comunidade".

Após a visita o candidato do PAN referiu que é imprescindível que o estado tenha como prioridade garantir uma habitação a estas pessoas, sendo igualmente premente que se promova a reintegração da pessoa na sociedade, garantindo apoio social, médico tendo em vista devolver a estas pessoas a sua dignidade enquanto seres humanos.

"Devemos proporcionar oportunidades de inclusão através do desenvolvimento de competências que, visem  resultar numa integração no mercado de trabalho, criando para tal apoios específicos ao tecido empresarial para que se criem oportunidades de contratação."

Joaquim José Sousa desafiou o Governo Regional a implementar uma estratégia regional para a Pessoa sem abrigo, de modo a promover a integração profissional destas mesmas pessoas, nomeadamente através da implementação de programas de formação e emprego e também através da criação de programas de financiamento e apoio técnico especializado a empresas e entidades que criem postos de trabalho destinados a empregar pessoas em situação de sem-abrigo.

No entender do PAN, trata-se de uma população altamente fragilizada, com a qual deve existir uma redobrada atenção, procurando minimizar as diversas e múltiplas discriminações de que padecem e sofrem.

Nesse sentido o Cabeça de Lista do PAN pelo Círculo da Madeira sugeriu ao Governo Regional que perante o agravar da situação socioeconómica  crie um plano estratégico regional de apoio à Pessoa em Situação de Sem Abrigo, para evitarmos cenas de autêntica "miséria" humana com que cada vez mais somos confrontados na nossa região.

Neste âmbito, o PAN assume, entre outros aspetos, que em sede do Parlamento Nacional esta será uma das áreas onde o partido vai centrar a sua intervenção, pois todas as pessoas contam.

Joaquim José Sousa instou o Governo Regional a proceder ao levantamento das necessidades das pessoas em situação de sem abrigo, com o apoio das organizações, associações e outras entidades da sociedade civil que intervêm nesta área assim como o alojamento imediato das pessoas em situação de rua, acautelando o respeito pela identidade e expressão de género da comunidade LGBTI+ e pelo acolhimento dos animais companhia quando é o caso.