Madeira

Câmara de Lobos é o concelho com o menor rácio de funcionários por 1.000 habitantes

Foto Helder Santos/Aspress/Arquivo
Foto Helder Santos/Aspress/Arquivo

"Somos o concelho da RAM como menor rácio de funcionários por 1.000 habitantes", garante o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Pedro Coelho reage, assim, à manchete de hoje do DIÁRIO sobre as contas dos municípios, no qual também referimos o número de funcionários por habitantes. 

No artigo, é referido que "Câmara de Lobos é o 'campeão' do número de trabalhadores a servir os seus munícipes, tem mais do dobro (130) da média da capital, embora tenha menos de três vezes a população do Funchal e seja apenas a terceira com maior número de funcionários (248)". 

Pedro Coelho entende que a leitura do DIÁRIO terá que ser o contrário, uma vez que, explica, "o Porto Moniz é o campeão, porque tem 1 funcionário para 30 habitantes e nós os mais 'poupados', porque um funcionário presta serviços a 248 habitantes", assinala o autarca.

Refira-se que os cálculos por mil habitantes, referidos pelo autarca, têm por base os dados da PORDATA, disponíveis aqui, sendo que os cálculos que tivemos por base para fazer o artigo dizem respeito ao Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2020, divulgado em meados de Dezembro do ano passado.

O facto é que ambas as informações confirmam que Câmara de Lobos é aquele que tem os indicadores mais baixos de trabalhadores por residentes nos concelhos da Madeira e Porto Santo.

Refira-se ainda que no quadro que ilustra o artigo, há um erro que importa corrigir, uma vez que no título da 6.ª coluna, onde se diz 'Índice Dívida Total (€)', há uma repetição da coluna anterior, uma vez que o título deveria ser 'Dívidas de terceiros (€)'. Pelo erro, as nossas desculpas.