eleições legislativas Madeira

Patrícia Dantas alerta para questões "pendentes" na mobilidade do Porto Santo

None
Ainda que o Governo da República já tenha, na sua posse, todas as informações e exigências da Região quanto ao concurso para a linha aérea do Porto Santo, na rota inter-ilhas, a verdade é que, até hoje, esse processo ainda não avançou e tem de estar concluído até ao próximo mês de Abril, altura em que a nova concessão tem de estar atribuída.

O alerta foi deixado, hoje, pela candidata pela coligação PSD/CDS 'Madeira Primeiro', Patrícia Dantas, a propósito da visita da candidatura ao Porto Santo, com o objectivo de "evitar os graves atrasos e a consequente instabilidade que se verificou em 2018, com sucessivos ajustes directos para a operação nesta linha".

Patrícias Dantas insta a República a assumir "outra responsabilidade e outra capacidade" em matéria de mobilidade, para "corresponder ao que a nossa Região mais precisa, tanto no caso da Madeira quanto no caso do Porto Santo".

A candidata considera também "essencial" que haja "outra estratégia para o futuro, assente na maior abertura das nossas Ilhas ao exterior”, reforçando a importância do Porto Santo passar a contar, por exemplo, com ligações aéreas diretas e regulares com o continente português.

“É inadmissível que uma Ilha que já sofre pela sua dupla insularidade tenha de ficar sem ligações aéreas em pleno inverno, como chegou a ser anunciado”, vincou.

Patrícia Dantas que, ainda neste enquadramento, relembra a necessidade de implementar, no âmbito da redução substancial das Taxas Aeroportuárias praticadas na Região, uma taxa residual no Aeroporto do Porto Santo, "de modo a baixar o valor final do bilhete e a tornar a Ilha não só mais acessível para os seus residentes, mas, também, muito mais competitiva aos olhos da procura turística".