Madeira

Já chegou ao Porto Santo navio que regulariza transporte de carga

Atracou esta tarde no porto do Porto Santo o porta-contentores 'Rebecca S', o que vem normalizar o abastecimento de carga por via marítima. O navio partiu ao final da tarde de hoje do porto do Caniçal, onde deixou alguma carga, e embarcou outras mercadorias para a 'ilha dourada', incluindo bens essenciais.

“Esta é uma boa notícia para a população do Porto Santo, na medida em que já é possível o transporte de mercadorias por via marítima, o que vai permitir a normalização do abastecimento junto do comércio e, particularmente, na distribuição alimentar”, declarou o secretário regional da Economia, Rui Barreto, numa nota divulgada pelo seu gabinete.

Segundo Barreto, “a alternativa encontrada pelo Governo Regional de abastecer o Porto Santo por via aérea com os bens essenciais, perecíveis e medicamentos, permitiu, num primeiro momento, atenuar o facto de não ter sido possível o transporte de mercadorias por via marítima devido ao estado do tempo e à forte ondulação, que impediu a operação no porto de abrigo”.

A medida do Governo Regional, no entender do mesmo secretário, “foi muito positiva e correu muito bem, graças à disponibilidade do operador de transporte aéreo de mercadorias, mas também é fruto de uma boa articulação com a Câmara Municipal do Porto Santo, a Administração Pública do Porto Santo e as demais entidades públicas e privadas envolvidas. Sem essa colaboração, nada disto seria possível”.

O governante elogiou a população do Porto Santo, porque "mais uma vez mostrou a sua capacidade de superar as dificuldades, mas também a sua compreensão face às adversidades e soluções encontradas pelo Governo Regional, que fez tudo o que estava ao seu alcance para responder às necessidades sentidas nos últimos dias, em que o mau tempo impossibilitou as ligações marítimas com aquela ilha”.