Madeira

Casa do Povo da Ilha celebra 31.º aniversário este domingo

None

A Casa do Povo da Ilha comemora o seu XXXI.º Aniversário este domingo, 23 de Janeira, dia em que será realizada a tomada de posse dos órgãos sociais para o quadriénio 2022-2026.

Será celebrada a partir das 09h30, a Missa Dominical na Igreja Paroquial da Ilha, pelo Reverendo Pároco João Carlos Homem de Gouveia, por todos os sócios da Instituição, vivos e falecidos, por todos os órgãos sociais desde 1991 até então, bem como pelos elementos que nesse dia tomarão posse.

De seguida terá lugar no auditório da Casa do Povo da Ilha, o auto de tomada de posse dos órgãos sociais para o quadriénio 2022-2026, a sessão oficial presidida pelo secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, em representação do Governo Regional da Madeira, bem como a projecção de vídeo com as actividades realizadas ao longo do ano de 2021. Na sessão oficial serão reconhecidos pelo seu empenho, perseverança e trabalho, com a entrega de um troféu simbólico, todos os ex-presidentes da Direcção da Casa do Povo da Ilha, e em representação de todos os sócios, o sócio vivo mais idoso e o sócio vivo mais jovem.

Dada a situação pandémica e o elevado número de casos de covid-19 activos, toda a comemoração a partir das 09h30, será transmitida em directo através do canal naminhaterra e do facebook da Instituição.

A Casa do Povo da Ilha, criada a 23 de janeiro de 1991, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como objetivo apoiar a população, dinamizar e prestar ações na área da solidariedade e promoção de eventos socioculturais.

Em jeito de balanço de 2021, a presidência revela que "foi novamente um ano em que a Instituição teve que se adaptar à situação pandémica, no entanto os propósitos de manter os costumes e promover o convívio, sempre que possível, foram cumpridos".

Mantiveram-se as diversas valências, foram promovidos os projectos de apoio social FAROL e Ajuda+ e foram organizados os três grandes eventos da Casa do Povo. Estes, com formatos adequados à situação pandémica na altura em que decorreram, a Exposição Regional do Limão, o Dia do Emigrante e a Semana Cultural da Ilha, mantendo a qualidade que tem vindo a ser recorrente, e, uma vez mais, foram cumpridos os objectivos promocionais da freguesia, de uma envolvente dinâmica económica, debate de ideias, bem como o lançamento de desafios.

Para este novo ano e consequente mandato, é pretendido manter a mesma dinâmica de realização de actividades, bem como o funcionamento da Instituição como tem vindo a ser desenvolvido e, sempre que possível, adicionar novas iniciativas e projectos que beneficiem a população.

Em nota enviada à comunicação social, a Casa do Povo da Ilha agradece "todo o apoio prestado pelo Governo Regional da Madeira, nomeadamente, através da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, à ADRAMA, através da gestão do PRODERAM, à Câmara Municipal de Santana, à Junta de Freguesia e Paróquia da Ilha, à Associação de Compartes Ilha Autêntica e à ACAPORAMA, que têm sido fulcrais para a continuidade do trabalho desenvolvido por esta Casa do Povo".