5 Sentidos

OCM assinala 200.º aniversário do compositor e violinista Henry Vieuxtemps

O maestro Nicolas Krauze.  Foto DR/OCM
O maestro Nicolas Krauze.  Foto DR/OCM

"É já no próximo sábado, 15 de janeiro, no Centro de Congressos da Madeira pelas 18h00. Um programa de júbilo e comemoração no âmbito das comemorações do 200.º aniversário do nascimento do compositor e violinista Henry Vieuxtemps", anuncia a Orquestra Clássica da Madeira (OCM).

Antes de mais, refere, a nota que "a Orquestra Clássica da Madeira tinha agendado para 14 de Março de 2020 este programa de destaque. Curiosamente, foi o primeiro concerto que nos vimos forçados a cancelar devido a esta pandemia que nos assolou. Passados quase dois anos, temos a possibilidade de finalmente ter em palco estas duas obras do Séc. XIX em formato sinfónico", realça.

Assim, "porque em 2020 se comemorava o 200.º aniversário do compositor e violinista belga, a Orquestra Clássica da Madeira associou-se a esta efeméride numa parceria com a Associação Henry Vieuxtemps que tem como presidente a bisneta do compositor, Agnès Briolle-Vieuxtemps".

Desta forma, "neste concerto especial, o violoncelista Dmitry Silvian irá interpretar o Concerto nº1 em Lá m Op. 46, para violoncelo e orquestra de Henry Vieuxtemps e na segunda parte pelas mãos do maestro Nicolas Krauze, que assim se estreia na nossa Orquestra, apresentamos a Sinfonia nº4 de Piotr Tchaikovsky", acrescenta.

Tal como é habitual, "no âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório -Escola Das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala", lembra o director artístico da OCM, Norberto Gomes.

Os bilhetes para o público em geral custam entre 20€ e 5€ e estão disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 10h00 às 18h00.

"São as propostas de programas brilhantes e aliciantes para o público, desafiantes para os músicos e inspiradoras para a nossa comunidade que nos fazem acreditar cada vez mais neste projecto que tem merecido toda a nossa dedicação", acrescenta.