Comunidades Madeira

Morreu o comendador João Carlos Freitas conselheiro honorário das Comunidades Madeirenses em Londres

None

"As Comunidades Madeirenses ficaram mais pobres hoje. Partiu o Conselheiro Honorário das Comunidades Madeirenses em Londres, o Comendador João Carlos Freitas, aos 90 anos. Um estimado amigo que a todos deixará saudades", dá conta uma nota do Director Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu.

O Governo Regional da Madeira, através da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, endereça à família enlutada as mais sentidas condolências.

Natural do Funchal, e residente no Reino Unido desde 1968, João Carlos Freitas foi "um verdadeiro embaixador da Madeira em Londres, onde dedicou uma vida a desempenhar funções ligadas às nossas Comunidades", salienta o comunicado que recorda o seu percurso.

Em 1983, foi Delegado das Comunidades Portuguesas em Londres e, em 1984, foi eleito Conselheiro Permanente das Comunidades Madeirenses. Ano em que foi agraciado com o prémio de Valor Mérito das Comunidades Portuguesas pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, tendo sido um dos membros-fundadores e Presidente do Clube ‘A Família’, em Londres. 

Em 2013, foi-lhe atribuído o Grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República. 

Em 2016, João Carlos Freitas foi designado, pelo Governo Regional das Madeira, Conselheiro da Diáspora Madeirense. Por este percurso de vida dedicado às Comunidades Madeirenses no Reino Unido, foi distinguido, em 2017, pelo presidente do Governo Regional com a Insígnia Autonómica.

A 14 de Maio de 2021, o Governo Regional emitiu uma resolução de Governo, na qual “louva publicamente João Carlos Reis Freitas, pelas qualidades evidenciadas ao longo da sua vida bem como pela demonstração de um irrepreensível espírito de missão dedicado à causa pública, tornando-o justo merecedor do público louvor, que ora lhe é atribuído.”.

O louvor público foi entregue em mãos ao Comendador João Carlos Freitas, pelo Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, aquando a sua visita a Londres em maio último.