5 Sentidos

Livro de Teixeira de Pascoaes apresentado amanhã no ISAL

None

Um consórcio de investigação russo apresenta nesta quarta-feira, dia 19, pelas 19h00, uma edição russo-portuguesa do clássico da literatura portuguesa «A arte de ser português no mundo», da autoria do escritor português Teixeira de Pascoaes.

O livro publicado pela Editora Filosofia Russa, em parceria com a Porto da Filosofia Russa na ilha da Madeira, terá a sua apresentação no auditório do Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), sito à Rua do Comboio nº 5. A iniciativa está integrada na programação da “Semana da História da Arte”, que decorre até quinta-feira e tem neste ano a sua quinta edição.

A organização refere que, “a apresentação pretende estabelecer um diálogo de culturas, entre Portugal e a Rússia, abordando a individualidade nacional e as heranças culturais que unem os povos em um espaço metafísico comum”. O evento contará com a intervenção de dois oradores internacionais Alena Suvorova, diretora da Publishing House "Russian Philosophy" e Evgeniy Kirillovyh, diretor do “United Movement Russian Philosophy". A iniciativa contemplará um sorteio de alguns exemplares da publicação, entre os convidados presentes no evento. A iniciativa prevê ainda a doação de exemplares do livro à Biblioteca do ISAL.

Sancha de Campanella, Vice Diretora Geral do ISAL refere que “esta conferência pretende ser um fórum aglutinador de pensamento e de divulgação da Língua Portuguesa e da Cultura Russa, possibilitando o estabelecimento de sinergias internacionais com este grupo editorial”, destaca.

Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, nasceu em Amarante em 1877 tendo falecido em 1952. Foi um poeta, escritor e filósofo português e um dos principais representantes do “saudosismo” Foi um dos mentores do movimento "Renascença Portuguesa", tendo também contribuído para o lançamento da revista “A Águia”, em 190, na cidade do Porto.