eleições legislativas Madeira

IL considera que o "sistema de avaliação está incorrectamente calibrado"

None

Após um encontro com um grupo de professores, a candidatura da Iniciativa Liberal pelo círculo eleitoral da Madeira às próximas eleições legislativas destacou a importância e necessidade da avaliação. Segundo a candidata pela IL, Carla Chatterley, a avaliação é necessária para "aferir se cumprimos os objectivos a que nos propusemos, identificar oportunidades de melhoria, ou identificar exemplos a seguir, quer do ponto de vista das escolas, quer do ponto de vista dos docentes".

Contudo, a candidata lembra que a avaliação "não se pode limitar a factores meramente quantitativos, devendo também abranger factores qualitativos", acrescentando que o sistema de avaliação actualmente em vigor "está incorrectamente calibrado", traduzindo-se num "travão a políticas continuadas de melhoria de desempenho, e à entrada de novos docentes, com consequências negativas para o sistema de ensino, para os alunos, para os professores e para a sociedade”, apontou a candidata.

Duarte Gouveia, cabeça-de-lista pela Iniciativa Liberal, acrescentou que "ainda há um importante caminho a percorrer neste domínio no sector da Educação, e deve haver uma aposta clara em adoptarmos as melhores práticas internacionais quanto a esta matéria. Sendo importante em todos os domínios, a Educação deveria ser uma área modelo”.

Para tal, a IL propõe:

• Rever, em conjunto com os agentes educativos, o regime de avaliação dos docentes;

• Estabelecer um regime de avaliação das escolas com base numa análise multifactorial;

• Rever a divulgação de rankings escolares;

• Promover a disseminação de boas práticas, com base na autonomia e na promoção de partilha de experiências entre escolas;

• Ter uma política de publicitação activa de dados em matérias relacionadas com a Educação, para potenciar o escrutínio e o debate público;

• Promover uma cultura de indicadores transversais entre as diversas instituições.