Desporto

AD Machico qualifica-se para a fase de acesso à 1.ª Divisão Nacional de voleibol

Foto AVM
Foto AVM

A Associação Desportiva de Machico é a vencedora da ‘Série dos Primeiros’ da segunda fase da Zona Madeira do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, de Seniores Masculinos em voleibol.

O feito foi alcançado no passado domingo, com os tricolores a garantirem matematicamente o primeiro lugar do grupo, após a vitória frente ao CS Marítimo por 1-3 (25-21; 16-25; 20-25; 19-25), em jogo realizado no Complexo Desportivo do CS Marítimo.

A AD Machico, após ter conquistado também a primeira fase da prova, tem nesta segunda fase nove pontos, fruto de  três vitórias em três jogos realizados. Falta apenas um jogo nesta fase final para a equipa de Machico frente à ARCA d’Ajuda, no próximo dia 30 de Janeiro.

O segindo classificado é o CS Marítimo que tem três pontos, fruto de uma vitória em três jogos realizados.  O terceiro classificado é a ARCA d’Ajuda. 

De referir que a AD Machico ao vencer a Zona Madeira garantiu o apuramento para a ‘Série dos Primeiros’ da 2.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, que correspondem aos jogos de acesso à 1.ª Divisão Nacional.

A ‘Série dos Primeiros’ da 2.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão é composta por 6 equipas, as 4 melhores classificadas da 1.ª Fase de Portugal Continental, o representante da R. A. Açores e o representante da R. A. Madeira.

A forma de disputa é todos contra todos, a duas voltas, sendo que o 1.º classificado desta ‘Série dos Primeiros’ é o Campeão Nacional da 2.ª Divisão e ascende à 1.ª Divisão Nacional, e o 2.º classificado irá disputar um play-off, à melhor de 3 jogos, com a equipa classificada em penúltimo lugar da ‘Série dos Últimos’ da 1.ª Divisão, para decidir quem ocupa a última vaga na 1.ª Divisão Nacional.

O início desta 2.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão está prevista para o fim-de-semana de 26 / 27 de Fevereiro de 2022.

Entretanto de referir que a formação de Machico tem já este Domingo, dia 23 de Janeiro, às 11 horas, no Pavilhão do Caniçal, o jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal 21/22, onde irá receber o Vitória SC, equipa que milita na Liga Una Seguros (1.ª Divisão Nacional – Masculina).