eleições legislativas Madeira

Financiamento dos cabos submarinos foi assegurado pelo PS-M e a coligação PSD-CDS continua incomodada, vinca Carlos Pereira

Candidato às Legislativas reafirma a posição dos socialistas

None

Carlos Pereira, cabeça de lista do Partido Socialista-Madeira às eleições legislativas do próximo dia 30, esclarece que foi graças à intervenção do PS que foi garantido o financiamento do Estado à substituição dos cabos submarinos que ligam o Continente e as Regiões Autónomas.

O candidato socialista salienta que esta foi uma proposta apresentada pelos deputados do PS (entre o quais o próprio), a qual foi prontamente aceite pelo Governo de António Costa, pelo que lança críticas à candidatura da coligação PSD-CDS por acusar o Estado de insensibilidade nesta matéria.

“O financiamento dos cabos submarinos não só está garantido no Orçamento do Estado, como esperamos que o Governo Regional saiba assegurar a gestão e a concessão que poderá ser feita”, afirma Carlos Pereira.

Por outro lado, o também deputado acusa a candidatura do PSD-CDS de insistir em tentar enganar os madeirenses afirmando que a Região não é contemplada com os fundos do 5G.

O candidato do PS, que na última legislatura, enquanto deputado, acompanhou este processo de perto, adianta que o financiamento dos cabos submarinos que ligam a Região ao Continente constitui uma prova evidente de que os fundos do 5G abrangem também a Madeira, já que a sua execução é garantida pelas referidas verbas.

“É de uma desonestidade gritante continuar a fazer estas falsas afirmações, numa tentativa desesperada de contaminar a opinião pública com um objetivo puramente eleitoralista”, acusa Carlos Pereira.

O cabeça de lista do PS frisa que o projeto de substituição dos cabos submarinos ascende a perto de 120 milhões de euros – metade para a Madeira e metade para os Açores –, conforme atestam até as notícias que têm vindo a ser veiculadas (como por exemplo a informação do Dinheiro Vivo: https://www.dinheirovivo.pt/economia/go-governo-mobiliza-fundos-eou-receitas-do-leilao-5g-para-cabos-submarinos-13578284.html), sendo que o sistema deverá ficar operacional até ao final de 2024.

Carlos Pereira salienta o financiamento do Governo da República de quase 60 milhões de euros para a Região, contrapondo-o com o facto de o próprio Executivo madeirense ter reivindicado somente 14 milhões de euros do leilão 5G (conforme prova a notícia do Económico Madeira : https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/madeira-governo-quer-receber-14-milhoes-de-euros-das-receitas-do-leilao-do-5g-807677 ).

Para além disso, o candidato do PS lembra também que o parecer do Governo Regional não contradiz as Grandes Opções do Plano para 2021-2025. Tal como refere o documento do Executivo madeirense: «a conectividade digital entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira deve ser mantida, modernizada e reforçada. O sistema de novos cabos submarinos deverá ficar operacional até ao fim do ano de 2024. Serão mobilizados fundos comunitários e/ou receitas do processo de leilão 5G com vista a promover a implementação e operação do novo anel CAM e ligações intercontinentais digitais, para substituição do atual sistema de comunicações de cabos submarinos, para conferir capacidade de infraestrutura de alto débito ao nível das comunicações digitais, com disponibilidade para acompanhar o crescimento das necessidades que se adivinha para as próximas décadas».

“Perante todas estas provas, quem é que está a mentir? É o PS que, junto do Governo da República, assegurou o financiamento dos cabos submarinos através dos fundos do 5G, ou é a coligação PSD-CDS, que recorre ao teatro habitual, sem pejo de prejudicar os madeirenses?”, questiona Carlos Pereira.